segunda-feira, setembro 02, 2024

Jesus e a Mulher Samaritana - João, 4: 13 a 20

#Pública


 


13 Jesus lhe respondeu: "Aquele que bebe desta água terá sede novamente; 14 mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna". 15Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir mais aqui para tirá-la!" 16 Jesus disse: "Vai, chama teu marido e volta aqui". 17A mulher lhe respondeu: "Não tenho marido". Jesus lhe disse: "Falaste bem: 'não tenho marido', 18pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade". 19Disse-lhe a mulher: "Senhor, vejo que és um profeta. . . 20Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar".

Jesus lhe respondeu: "Aquele que bebe desta água terá sede novamente...
Ele começa a mostrar a diferença entre o que ele tem a oferecer e a água das cisternas ou poços feitos por mãos humanas. Assim, Ele informa, quem bebe da água deste poço, terá sede novamente, pois se trata de uma água física, o que eu tenho a oferecer é algo maior, espiritual...
...mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna"
A água viva já dissemos, representa as "bênçãos de Deus", vida eterna, salvação, satisfação espiritual, cura, tudo isto está em foco nesta expressão.
Jesus nos trouxe a Constituição do Reino de Deus e o Manual para atingirmos a Vida Eterna. O Evangelho é tudo isto, não é só código de bom comportamento. Jesus deixou isto claro, através dele adquirimos vida em abundância.
Ao interiorizarmos os ensinamentos do Evangelho e os exteriorizarmos através das ações e das reações, esta vivência transforma-nos também em "fonte desta água", a expressão é clara: tornar-se-á nele uma fonte de água... e o destino é a vida eterna.
A vida eterna é a comunhão perfeita com o Criador que se dá através do Cristo:
Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.[i]
Aqui é preciso entender que no Novo Testamento, conhecer, em grego ginṓskō, muitas vezes indica uma relação íntima e pessoal entre o conhecedor e o objeto conhecido; ou seja, trata-se de um conhecimento que vai além do conhecimento superficial, envolvendo uma compreensão profunda, relacional e muitas vezes espiritual.
Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir mais aqui para tirá-la!"
Conforme já comentamos, no Evangelho de João o interlocutor nos diálogos com jesus percebe o ensinamos aos poucos. A Samaritana passou a acreditar um pouco mais em Jesus, todavia ainda não teve o entendimento perfeito do que Jesus queria ensinar. Ela entendeu do ponto de vista imediato, material. Ou seja,  ela queria esta "água" da qual Jesus estava falando, para não ter mais sede física e nem ter que ter o trabalho de vir no poço para tirá-la.
Jesus através deste diálogo, Sábio dos sábios que era, estava preparando o terreno para dar o ensinamento total. Como um enxadrista Ele estava dando um xeque, preparando um xeque-mate.
Jesus disse: "Vai, chama teu marido e volta aqui"
Ele já sabia da resposta, porém, como comentamos no versículo anterior, este é para preparar o terreno para o ensinamento superior que virá nos próximos.
A mulher lhe respondeu: "Não tenho marido". Jesus lhe disse: "Falaste bem: 'não tenho marido', pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade".
A tradição cristã viu nesta na Samaritana uma mulher de má reputação. O texto não diz isto explicitamente, a nosso ver ela era uma mulher de grande espiritualidade, e ao que parece, Jesus concorda com isto, pois ela foi escolhida por Ele para receber grandes revelações e ser condutora dos seus para o Cristo.
O argumento dos que veem nela uma mulher de má vida é que nesta hora, hora sexta (meio-dia), era o momento mais quente do dia, onde o sol estava no ponto mais alto do céu. Nesta hora, as mulheres de "boa fama" não iam ao poço, eles preferiam ir mais no final da tarde quando a temperatura estava mais amena. Só as mulheres de má vida iam na fonte a esta hora, pois não queriam encontrar ninguém, devido a sua reputação queriam estar sós.
Outro argumento, é o que é dito neste verso, ela tinha tido cinco maridos e vivia com um atualmente que não era marido.
Estes argumentos são válidos, mas não totalmente.  
Ter tido cinco maridos não é indício de má vida. Ela pode, por exemplo, ter sido preterida pelos maridos por incapacidade de gerar filhos; pode ter ficado viúva por várias vezes, entre outros motivos. Na própria Bíblia temos a história de Sara, no livro de Tobias, que perdeu sete maridos na lua de mel.
Quanto a este que não é seu marido, podem existir vários motivos para isto, não tratava necessariamente de um amante.
Esta mulher pode ser que seja altamente depressiva, teve cinco maridos não os tendo mais, seja por que motivo for. Isto pode fazer com que ela não quisesse se relacionar com as outras mulheres, por isto ia no poço quando elas lá não estavam. Não vemos nestes argumentos anteriores a certeza de sua má reputação. Como ela demonstra ser rica em espiritualidade, o que vamos ver nos próximos versos, deixamos a questão em aberto.
Outra interpretação podemos dar a partir de estudos nossos e de outros pesquisadores deste texto.
Jesus "foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mateus, 15: 24). Reuni-las e salvá-las era Sua Missão. Os samaritanos estão inclusos, pois pertenciam ao povo de Israel.
No Segundo livro de Reis, temos a seguinte informação:
O rei da Assíria mandou vir gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Emat e de Sefarvaim, e estabeleceu-os nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e fixaram-se em suas cidades.[ii]
A Samaria foi dominada pela Assíria e estes cinco povos dominaram a região escravizando seus habitantes.
Assim, alguns estudiosos viram nestes cinco maridos a representação destes povos que dominaram a Samaria, e o que não era marido representa o império romano que dominava àquele tempo com uma liberdade um pouco maior, principalmente no que diz respeito à religião.
Jesus quer mostrar que a adesão ao Seu Evangelho nos liberta também da escravidão política, religiosa e da matéria de modo geral.
Disse-lhe a mulher: "Senhor, vejo que és um profeta. Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar".
Neste verso temos duas indicativas que esta Samaritana era uma mulher espiritual. Ela a princípio não entendeu e desconfiou de Jesus, todavia quando ele disse algo pessoal dela que um desconhecido não podia saber (como aconteceu também com Natanael no segundo capítulo deste mesmo Evangelho), ela viu que se tratava de um judeu diferente, um profeta.
Jesus realizou várias maravilhas para a liderança dos judeus e eles jamais, com raríssimas exceções, o reconheceram como Profeta ou Messias; esta Samaritana, na primeira demonstração de Jesus de sua presciência, já entendeu que Ela era um Profeta. E aqui precisamos entender que os samaritanos também esperavam um Messias, só que eles o chamavam de Thaheb (restaurador), que seria o profeta anunciado por Moisés em Deuteronômio, 18: 18. Ou seja, ela não recalcitrou, viu em Jesus este Profeta.
Outro indício da inteligência espiritual desta Samaritana está no teor da pergunta que ela dirigiu ao Cristo.
Muitos de nós diante de alguém que tem muito conhecimento ou diante de Mestre Espiritual tendo a oportunidade de perguntar-lhe algo, na maioria das vezes fazemos perguntas sem importância que não levam a nada, tratando-se apenas de curiosidade. Ela não, diante daquele que reconheceu como sendo o Profeta, perguntou o que de mais importante era para ela, seu povo e para aquele momento. O lugar de adoração a Deus era um dos maiores motivos da inimizade entre judeus e samaritanos, a pergunta dela tem importante significado a fim de resolver não só esta questão, como também o problema religioso de todas as eras. Não esqueçamos que grandes guerras pelas quais a humanidade já passou, foram por motivos religiosos.


[i] João, 17: 3
[ii] II Reis, 17: 24 Para ler a perícope completa acesse: NEPE SEARCH - II Reis 17:24-28 (nepebrasil.org)



Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho no Miudinho
Disponíveis também em:

Acesse Seminário com Honório Abreu:

#interna Honório Onofre de Abreu - A CAMINHO DA LUZ Seminário realizado na cidade de Itaúna-MGXV C...
espiritismoeevangelho.blogspot.com


Leia também:  





Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com
Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)

Nenhum comentário: