quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Reencarnação Doutrina Bíblica

#Pública


 



Várias passagens da Bíblia sugerem a Reencarnação; outras nada falam sobre este tema, entretanto, só à luz da Reencarnação podemos entendê-las.

Um exemplo disto é a passagem do Livro de Malaquias em que o profeta diz que Deus amou a Jacó e odiou a Esaú (Malaquias, 1:  2 e 3).

Malaquias estava interpretando os versículos 22 e 23 do vigésimo quinto capítulo do livro de Gênesis que diz:

E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.

E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.

E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

Se Deus preferiu Jacó a Esaú para a continuar a descendência de Abraão e formar o povo de Israel, podemos concluir que era porque Jacó era um espírito mais amadurecido. Já que Deus não faz acepção de pessoas (Atos, 10: 34).

Se era mais amadurecido, é porque viveu anteriormente, e isto só pela Lei da Reencarnação é explicado.

O mesmo se deu com o profeta Jeremias relativo ao seu chamado. O Senhor disse: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias, 1: 5)

Ora, se ele foi conhecido pelo Senhor "antes de ser formado no ventre de sua mãe", isto prova biblicamente a pré-existência da alma e consequentemente a tese reencarnatória.

Entretanto, há passagens que a nosso ver provam sem contestação a palingenesia, principalmente por ter a participação concreta de Jesus. Entre elas destacamos duas. Na primeira o próprio Jesus confirmou ser João Batista, Elias reencarnado. Vejamos:

Os discípulos perguntaram-lhe: "Por que razão os escribas dizem que é preciso que Elias venha primeiro? Respondeu-lhes Jesus: "Certamente Elias terá de vir para restaurar tudo.

Eu vos digo, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem irá sofrer da parte deles".

Então os discípulos entenderam que se referia a João Batista. (Mateus, 17: 10 a 13)

Para compreender o valor desta declaração de Jesus é importante ler alguns versículos antes para observar o contexto em que ela se deu.

O fato se aconteceu após a transfiguração de Jesus no Monte Tabor.

Não temos dúvida em afirmar que no Tabor aconteceu a maior reunião mediúnica da história. Por que afirmamos isto?

O versículo primeiro diz que Jesus subiu a um "alto monte". Todas as vezes que Jesus subiu um "monte" algo de importante aconteceu. O verso ainda nos informa que ele levou consigo Pedro, João e seu irmão Tiago, que eram entre os discípulos os mais preparados para a mediunidade conforme depreendemos por outras passagens em que Jesus os escolheu.

Assim, temos:

Médiuns da manifestação: Pedro, Tiago e João.

Espíritos comunicantes: Elias e Moisés

Tudo isto sob a direção de Jesus.

Será que em algum tempo já aconteceu alguma reunião mediúnica tão elevada? Com vibrações tão superiores?

Pode-se perguntar, o que tem isto a ver com a declaração de Jesus de ser João Batista o mesmo espírito de Elias?

É que além da autoridade de Jesus que é insofismável devemos considerar o momento em que ele falou e a vibração deste momento.

Numa reunião mediúnica a autenticidade e a verdade de uma comunicação dependem da evolução do espírito. Um espírito evoluído tem uma vibração superior; deste modo, se a vibração era boa e os espíritos envolvidos são superiores, a revelação é sem dúvida verdade. É o que aconteceu no Tabor.

Vejamos a conclusão do evangelista:                          

Então os discípulos entenderam que se referia a João Batista. (Mateus, 17:13)

Ou seja, os três discípulos mais preparados que participaram do evento compreenderam a identidade dos dois personagens; Elias e João Batista eram os mesmos espíritos em corpos diferentes. Não se trata de ressurreição, mas de reencarnação.

Assim, cremos que, sem dogmatismo nem preconceito, Jesus confirma a tese da multiplicidade das existências ou palingenesia.

 

*****

Outra passagem bíblica que a nosso ver confirma a teoria da Reencarnação é a da "Cura do Cego de Nascença" (João, 9: 1 a 41)

A passagem é longa, mas para provar nossa tese só os três primeiros versículos bastam

 

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

 

E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

 

Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. (João, 9; 1 a 3)

 

Esta passagem é usada por alguns de nossos irmãos ligados às igrejas católica e protestante para contestar a Reencarnação devido a Jesus ter respondido que nem ele pecou nem seus pais. Todavia esta não é a realidade. O que Jesus quis dizer é que neste "caso específico" não era ele nem os pais que pecaram.

É como a passagem do Jovem Rico (Mateus 19:16-30, Lucas 18:18-30). Nesta perícope Jesus diz ao jovem que para herdar a vida eterna ele teria que vender tudo que tinha e dar aos pobres. Perguntamos:  toda pessoa que quiser herdar a vida eterna tem que vender tudo que tem e dar aos pobres? Claro que não. Esta era uma orientação específica para aquele jovem, que talvez fosse muito apegado aos bens terrenos.

Todavia, podem afirmar, Jesus também não confirmou a tese reencarnatória.

Esta confirmação nós vamos entender analisando as entrelinhas do acontecimento.

Vamos iniciar analisando a pergunta dos discípulos:

Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Aqui não existe outra interpretação, os discípulos de Jesus só estavam pensando em palingenesia. Se ele nasceu cego, e não tem como pecar antes de nascer, isto só pode ter acontecido em outra existência. Deste modo podemos com certeza afirmar que a ideia palingenésica já era comum entre os judeus no tempo de Jesus.

O Espírito Erasto em uma comunicação em O Livro dos Médiuns nos diz que é melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea (O Livros dos médiuns, item 230)

O alerta do Espírito Erasto é porque uma verdade se for repelida hoje, amanhã, ou em qualquer momento, quando for a hora propícia, quando houver amadurecimento da humanidade, ela sempre vem à tona. Como disse Vitor Hugo, nada é mais poderoso que uma ideia cujo tempo chegou.  Ou ainda Jesus: não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. (Lucas, 8: 17)

Entretanto uma mentira se for acolhida pode gerar grande transtorno, transtorno este que pode demorar séculos para ser corrigido.

Jesus veio para mudar a história, e esta mudança não diz respeito só ao calendário, mas de algo muito maior e mais profundo, a transformação moral da humanidade. Ele tinha plena consciência disto. Seus discípulos seriam aqueles que seriam responsáveis por implementar esta nova moral, por isso não podiam divulgar algo falso.

O Mestre deste modo, sabia muito mais do que o Espírito Erasto desta verdade: que é melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.  Ele não aceitou o mal nem falsidade nenhuma em momento algum, não existe uma passagem sequer no Evangelho em que Ele faz vista grossa ou é negligente em relação a algo falso. Ele chegou a repreender Pedro uma de principais lideranças chamando-o de Satanás, quando tentou se opor a uma verdade; chegou a chamar os líderes religiosos da época de raça de víboras, sepulcros caiados; disse que eles tinham por pai o Diabo. Ou seja, Jesus nunca foi tolerante com uma inverdade.

Sendo assim, se a Reencarnação não fosse uma Lei, Ele a teria rechaçado ali na hora. Além de dizer que: nem ele pecou nem seus pais, ele teria acrescentado para que não ficasse nenhum engano presente ou futuro: "e quanto a esta ideia de reencarnação, vocês esqueçam, pois não é possível, isto é coisa do demônio" (como dizem alguns religiosos de hoje). Todavia, não foi o que aconteceu.

Pode ainda ser dito que ele também não afirmou sobre a possibilidade das vidas sucessivas, entretanto a resposta sobre o porquê disto está no próprio Evangelho:

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade. (João, 16: 12 e 13)

Destarte, podemos assegurar que a Reencarnação é uma Doutrina Bíblica, e mais, confirmada pelo próprio Jesus, o autor espiritual de todo o Evangelho.


Leia também:   A Bíblia Condena a Reencarnação?

                           Morrer Uma Só Vez

                                                      

Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho


Se você quiser fazer um "Teste Drive" deste Livro, acesse: https://abrir.link/MUHlT



Disponível também em:

Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH
lojanovosrumos.com.br



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando:  https://youtu.be/H4zb3t9wPYo?si=5IdAvvk1nFTCy1Pp

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com
Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu

Nenhum comentário: