domingo, fevereiro 04, 2024

O Sermão do Cenáculo - O Consolador Prometido Por Jesus

#interna






E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:16,17) 

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João, 14: 26) 

 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. ( João 15:26) 

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 

Do pecado, porque não creem em mim; 

Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 

E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. 

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. 

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:7-13) 

 

Jesus nos prometeu um Consolador. Este Consolador tem sido chamado de Espírito Santo (João, 14: 28) ou Espírito de Verdade (João, 14: 17; 15: 26). 

De acordo com o grego parakletos tem como um dos significados pessoa convocada a estar do lado de alguém, convocada a ajudar alguém; no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro. 

O Espiritismo cumpre com segurança todas estas promessas. 

As religiões pregam que o Espírito (ou alma) é imortal. O Espiritismo prova isto através da Mediunidade. 

Dizem também que Deus é justo, que é amor, mais uma vez só o Espiritismo prova através da Lei da Reencarnação. 

Pela Lei de Evolução mostra que o desejo de Jesus de "sede vós perfeitos..." (Mateus, 5: 48) pode ser cumprido. 

A doutrina Espírita "ensinará todas as coisas" (na medida da evolução de cada um), pois, caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará." (A Gênese, cap. I, item 55.) 

Ele (o Consolador) convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo...(João 16: 8) 

Pecado: 

Pecado é qualquer transgressão à Lei Divina. 

Jesus veio para revelar-nos a Lei. O Evangelho é a expressão máxima desta Lei. 

A doutrina espírita é fundamentada na Lei de Deus, todos seus princípios básicos estão de acordo com ela. 

O Espiritismo nos faz lembrar de tudo quanto Jesus disse (João, 14: 26), ele testificará de mim (de Jesus, João, 15: 26):  

O verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são os mesmos. (O Livro dos Médiuns Primeira Parte – Capítulo III  item 3) 

Portanto, ao esclarecer-nos sobre as Leis Universais nos convence do pecado e ensina-nos a não os cometer. 

Justiça: 

 A justiça de Deus não é como a nossa (reconhecimento do mérito de alguém ou de algo, dar a cada um o que é seu). A justiça de Deus é amor. 

Deus não muda, é imutável. Parafraseando ao autor da Carta aos Hebreus podemos dizer que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. 

Se Deus é amor, ele não pode ora ser justiça ora amor. Como Ele é Justiça e é  

Amor, podemos depreender que a Justiça de Deus é amor. 

Assim podemos entender que participar da Justiça de Deus é ajustar-se à Sua Lei. Destarte, chegamos à mesma conclusão anterior, ao esclarecer-nos sobre as Leis Universais o Espiritismo nos convence da justiça. 

Juizo 

O grego krísis aqui deve ser entendido por justiça ou injustiça, certo ou errado. Seria a noção do que é certo ou errado. O Consolador iria dar esta noção. 

Mais uma vez o mesmo assunto, ao revelar-nos a Lei de Deus, o Consolador nos dá este entendimento, se é transgressão ou não. 

Sendo assim, fica evidente que o Espiritismo cumpre todos os requisitos para ser este Consolador prometido por Jesus. Ele conforme nos orientam os Espíritos é o Cristianismo Redivivo, pois o Cristianismo primitivo foi esquecido; a Doutrina Espírita o revive na medida em que faz reviver a essência dos ensinamentos de Jesus: 

 "Fora da caridade não há salvação" (Cf. Mateus, 25: 31 a 40; Lucas, 10: 25 a 34; I Coríntios, 13: 13)


Se  você  gostou deste texto, gostará também de nosso Livro:



Disponível em:

Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH
lojanovosrumos.com.br



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando os links acima

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com

Nenhum comentário: