#interna
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:16,17)
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João, 14: 26)
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. ( João 15:26)
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não creem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16:7-13)
Jesus nos prometeu um Consolador. Este Consolador tem sido chamado de Espírito Santo (João, 14: 28) ou Espírito de Verdade (João, 14: 17; 15: 26).
De acordo com o grego parakletos tem como um dos significados pessoa convocada a estar do lado de alguém, convocada a ajudar alguém; no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro.
O Espiritismo cumpre com segurança todas estas promessas.
As religiões pregam que o Espírito (ou alma) é imortal. O Espiritismo prova isto através da Mediunidade.
Dizem também que Deus é justo, que é amor, mais uma vez só o Espiritismo prova através da Lei da Reencarnação.
Pela Lei de Evolução mostra que o desejo de Jesus de "sede vós perfeitos..." (Mateus, 5: 48) pode ser cumprido.
A doutrina Espírita "ensinará todas as coisas" (na medida da evolução de cada um), pois, caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará." (A Gênese, cap. I, item 55.)
Ele (o Consolador) convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo...(João 16: 8)
Pecado:
Pecado é qualquer transgressão à Lei Divina.
Jesus veio para revelar-nos a Lei. O Evangelho é a expressão máxima desta Lei.
A doutrina espírita é fundamentada na Lei de Deus, todos seus princípios básicos estão de acordo com ela.
O Espiritismo nos faz lembrar de tudo quanto Jesus disse (João, 14: 26), ele testificará de mim (de Jesus, João, 15: 26):
O verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são os mesmos. (O Livro dos Médiuns Primeira Parte – Capítulo III item 3)
Portanto, ao esclarecer-nos sobre as Leis Universais nos convence do pecado e ensina-nos a não os cometer.
Justiça:
A justiça de Deus não é como a nossa (reconhecimento do mérito de alguém ou de algo, dar a cada um o que é seu). A justiça de Deus é amor.
Deus não muda, é imutável. Parafraseando ao autor da Carta aos Hebreus podemos dizer que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Se Deus é amor, ele não pode ora ser justiça ora amor. Como Ele é Justiça e é
Amor, podemos depreender que a Justiça de Deus é amor.
Assim podemos entender que participar da Justiça de Deus é ajustar-se à Sua Lei. Destarte, chegamos à mesma conclusão anterior, ao esclarecer-nos sobre as Leis Universais o Espiritismo nos convence da justiça.
Juizo
O grego krísis aqui deve ser entendido por justiça ou injustiça, certo ou errado. Seria a noção do que é certo ou errado. O Consolador iria dar esta noção.
Mais uma vez o mesmo assunto, ao revelar-nos a Lei de Deus, o Consolador nos dá este entendimento, se é transgressão ou não.
Sendo assim, fica evidente que o Espiritismo cumpre todos os requisitos para ser este Consolador prometido por Jesus. Ele conforme nos orientam os Espíritos é o Cristianismo Redivivo, pois o Cristianismo primitivo foi esquecido; a Doutrina Espírita o revive na medida em que faz reviver a essência dos ensinamentos de Jesus:
"Fora da caridade não há salvação" (Cf. Mateus, 25: 31 a 40; Lucas, 10: 25 a 34; I Coríntios, 13: 13)
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