segunda-feira, outubro 30, 2023

Sermão Profético - Necessidade de Iluminação Interior




Nesta semana fizemos uma pausa no estudo do Sermão Profético de Jesus, para analisar um versículo da Carta aos Hebreus de grande atualidade.
Nestes dias desafiadores é comum tomarmos partido e julgarmos os eventos sem termos conhecimento perfeito de como  os eventos se deram.
O autor de Hebreus lembra de nossa necessidade de iluminação interior. E o próprio Cristo orienta: Não julgueis... (Mateus, 7: 1)


Lembrai-vos, contudo, dos vossos primórdios: apenas havíeis sido iluminados, suportastes um combate doloroso.  (Hebreus, 10: 32)


Após alertar os seus leitores sobre o perigo da apostasia, o evangelista volta a estimulá-los com base no comportamento anterior deles mesmos. 

Lembrai-vos, contudo, dos vossos primórdios; ou seja, quando dos momentos iniciais da conversão. Trata-se do primeiro amor conforme expressão usada pelo autor espiritual do Apocalipse (Ap., 2: 4). 

 Já aqui o autor mostra como é importante manter acesa a chama da fé, o que ele vai aprofundar no próximo capítulo. 

Esta conduta inicial – primeiras obras – é importante e deve ser mantida para que não haja nenhum tipo de queda (Ap., 2: 5) 

...apenas havíeis sido iluminados; os pais da igreja viram aqui uma menção ao batismo. A nosso ver esta não era a ideia do autor. A conversão, a transformação interior levada a efeito quando o cristão se autoilumina com a presença de Deus e de Seu Cristo em suas atitudes é de fato o que entendemos da expressão haveis sido iluminados. 

[Cristo] era a luz verdadeira que ilumina todo homem.[1] 

Ser iluminado é assim, ter Cristo dentro.  (Grifei)

...suportastes um combate doloroso.   O próximo versículo vai falar mais detalhadamente sobre este combate.  Todavia, já aqui podemos entender como a luta autoeducativa travada por aquele que quer se iluminar interiormente. 

No tempo de Jesus para que houvesse luz era preciso haver a queima do azeite. Do mesmo modo em nosso processo reeducativo é preciso que sejamos consumidos para haver a produção da luz verdadeira que vem de Deus. 

Este combate é doloroso por se tratar da queima de nosso interesse pessoal e de tudo que cultivamos em nossas diversas reencarnações quando visávamos apenas o cultivo de interesses imediatistas e bem-estar próprio.



Se você gostou deste estudo, provavelmente gostará de nossos livros disponíveis em:

 
 

Compartilhe em seus grupos de Estudo do Evangelho no WhatsApp


Nenhum comentário: