quarta-feira, setembro 21, 2022

Carta aos Hebreus - Estudo Minucioso

#Pública




O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um tal sacerdote que se assentou à direita do trono da Majestade nos céus.

O tema mais importante; resumo , o essencial.

Neste verso o autor fazendo uma síntese do que expôs até aqui, faz-nos ver a essência de sua carta.

Jesus, nosso Sumo sacerdote, é o melhor mediador entre Deus e os homens; em outras palavras, nosso Governador, nosso Guia e Modelo. Ele autenticou esta condição assentando-se nos céus à direita do trono da majestade.

Jesus é um personagem histórico, isto é necessário ser reconhecido. Ele não foi um mito criado pelos homens.

Estudá-lo em sua historicidade, conhecer o contexto em que Ele viveu é importante até mesmo para entender Sua Mensagem. Porém, esta – a Mensagem – é que é o essencial. O que Ele disse e viveu é o que nos importa, para que, tendo-o como Guia possamos mudar nosso modo de ser, e assim alcançarmos a condição de vivermos num mundo espiritual superior com a consciência desperta e redimida.

A salvação que temos de alcançar não é simplesmente a condição de irmos para o "Céu", mas a de vivermos nele consciencialmente bem. 

De fazermos de qualquer ambiente em que vivermos, um "céu", de paz e e segurança como síntese de nossas conquistas.

Estar assentado nos céus diz respeito a esta mensagem. Podemos fazer uma analogia do estar assentado com o "descanso de Deus no sétimo dia".

Só conquista esta condição aquele que faz bem ("e viu Deus que era bom") e verdadeiramente.

O sumo sacerdote aarônico somente pode ficar em pé diante de Deus, mostrando-nos assim, que ainda não exercia com excelência seu ofício.


... à direita do trono da majestade; esta é uma informação de grande importância.

O trono pertence à majestade que é Deus. Nem mesmo o Cristo pode roubar-lhe a Glória, e Jesus fez questão de dizer isto.

A direita, em algumas traduções, "destra", representa o sentido operacional de sua mensagem; é estar assentado numa condição de consciência tranquila por fazer bem-feito, mas de estar operante, aplicando o Bem onde quer que estejamos.

Daí a importância da máxima kardequiana:


"Fora da Caridade não há salvação"1


1 Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV


Para  você que gostou dessa mensagem disponibilizamos um estudo minucioso da Carta aos Hebreus, até o Capítulo 7.

Acesse o Link Abaixo e bons estudos.


https://doceru.com/doc/nne580e0

Ou

https://doceru.com/doc/nn1xxevv





Siga-nos também no:

 @claudiofajardoautor









Nenhum comentário: