quarta-feira, junho 08, 2022

Haja Luz - 6º Dia - Surgimento do Homem

#Pública






E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis, 1: 26)


Façamos o homem…; através do encaminhamento da evolução o homem já vem sendo preparado em todos os movimentos.

É chegado o momento culminante em que a consciência adormecida se acha em condições de ser desperta na faixa hominal.

O Princípio Inteligente que culmina no Espírito começa a se preparar para gerenciar seus próprios sentimentos.

A expressão façamos o homem tem desafiado os religiosos de todas as épocas, pois se Deus é único, por que aqui o uso do verbo no plural?

Os padres da igreja viram nesta expressão a insinuação da Trindade; os conhecimentos revelados pelos Espíritos e que formam a doutrina espírita nos apontam para outra interpretação.

Dizem os Espíritos que Deus não atua diretamente sobre a matéria, que para tal Ele tem agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.1

Deduzimos daí que Deus Cria, mas quem "faz" são os Espíritos, são eles que operam em nome do Criador. Já comentamos sobre isto quando analisamos a palavra Elohims que é um dos nomes de Deus nas Escrituras e que é plural.2

Assim, aqui, o verbo façamos refere-se aos Espíritos colaboradores de Deus que o auxiliam em seu processo de Criação. André Luiz denominou estes Espíritos de Co-Criadores em plano maior.3

O próprio livro Gênesis nos autoriza esta interpretação quando em seu terceiro capítulo encontramos os seguintes registros:


Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal4 (Grifo meu)


à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; neste ponto com a ajuda da doutrina espírita podemos compreender melhor este verso.

O homem não podia ser criado à semelhança de Deus. Semelhante significa que é da mesma espécie, da mesma qualidade, natureza ou forma.5 O homem foi feito à semelhança dos Espíritos superiores, eram da mesma natureza e origem destes, que também eram Criação Divina.

Quanto à imagem, o homem pode ser considerado tanto uma imagem de Deus como dos Espíritos Co-Criadores.

Imagem significa um reflexo, uma reprodução invertida de um ser ou objeto6. Uma imagem está sempre em uma dimensão menor. Uma sombra de um objeto é a imagem do objeto, e não o objeto em si.

Há um texto de um místico mulçumano do século XIII que comentando a criação do homem diz assim:

"Tudo é reflexo de Deus, e a réplica se assemelha à pessoa: se os cinco dedos se abrem, a sombra se abre também, se o homem se inclina, também a sombra se inclina (…) Nem todos os atributos de Allah se manifestam nesta sombra, mas apenas parcialmente."7

Desta forma podemos compreender que este versículo diz que o homem foi feito à imagem e semelhança dos Espíritos superiores.

e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Deus vem expressando Sua Soberana Vontade em todos os dias da criação; entretanto, neste passo ele fala de seu desejo para o homem mais especificamente.

Que ele exerça domínio sobre o reino animal foi bem compreendido pois a ele foi dado além dos cinco sentidos, inteligência, razão, a até mesmo a possibilidade mediúnica.

Portanto, podemos ver aqui um pouco mais e aprofundar nosso entendimento em relação à Vontade do Criador.

Se passamos por todas estas experiências evolutivas, se construímos nosso psiquismo estagiando em todos os reinos da criação, é natural que ainda tenhamos em nossa intimidade o instinto destas feras e que se não nos fizermos vigilantes aja uma eclosão destes sentimentos em nossas manifestações do dia a dia.

Analisando desta forma podemos entender que o Criador sugeria neste instante que o homem, de posse dos recursos já conquistados, e por nós enumerados, trabalhasse por dominar seus instintos pregressos, e que se foram úteis por um tempo, agora diante da possibilidade de um sentimento mais nobre, que o ligaria a seu objetivo final de espiritualidade, não teria mais fim.

Kardec com sua compreensão superior e seu magistral poder de síntese conclui assim ser objetivo da encarnação do Espírito a sua evolução, e na mesma noúre do redator bíblico afirma:

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.8


E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; importante notar a coerência do redator bíblico, quando inspirado usou o verbo no plural, "façamos", que como dissemos é atributo dos Espíritos, dizendo ser o homem a "imagem e semelhança" destes. Neste momento em que se refere a Deus, no singular, usa o verbo criar, em hebraico bara, que é um verbo que só tem Deus como sujeito, e não mais diz sobre a "semelhança", mas que à imagem de Deus o criou.

Já dissemos em nossos comentários anteriores, a imagem reflete o objeto, porém numa dimensão menos expressiva. O homem foi feito à imagem de Deus, entretanto, não semelhante a Ele. O Espírito criado foi feito da mesma Substância do Criador, todavia não possui os mesmos recursos, um é Criador incriado, o outro, criatura.

Não dá para avançar mais por nos faltar vocabulário, o Absoluto não pode ser apreendido pelo relativo, é o que conseguimos expor no momento.

Mesmo assim, podemos caminhar um pouco mais deduzindo daí importante consequência moral. O Espírito criado à imagem de Deus, como dissemos, não tem, na totalidade, os mesmos recursos de Seu Criador, mas tem um potencial ainda não imaginado por seres de nossa faixa evolutiva, de realização positiva. Basta ver que os a Ele mais dedicados e afeiçoados, conseguem formar mundos e gerenciar sua evolução. Não por outro motivo que Jesus nos ensinou:


Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas (…)9


Assim, se quisermos aumentar a nossa capacidade de realização, de bem estar, e de equilíbrio, basta nos ajustarmos à Vontade de Deus, o que significa uma adesão à proposta transformadora do Evangelho. Não é milagre o que fazem os que assim procedem, eles simplesmente trabalham em si ampliando potenciais, construindo na intimidade o Reino que os capacitarão a tudo realizar, desde que em nome do Senhor.

homem e mulher os criou. Podemos ver neste versículo que aquela história do homem (masculino) ter sido criado antes da mulher, e que esta veio da costela dele, por isso o homem deve dominar a mulher, não está de acordo com o que nos informa o texto bíblico.

Sim, no capítulo segundo deste mesmo livro Gênesis temos esta afirmativa, da criação do homem primeiro e depois a mulher, mas quando chegar lá vamos ver que outra deve ser a interpretação.

Este capítulo primeiro, nos traz com lógica e bom senso que o "humano" em hebraico Adam surgiu na Terra por um processo evolutivo, e que esta humanidade era composta de homens e mulheres, ou de machos e fêmeas.

Jesus confirma esta interpretação quando questionado sobre a questão do divórcio:


Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez?10


Podemos ainda aprofundar um pouco mais e depreender destas colocações que o Espírito já em sua origem possui qualidades intrínsecas definidas de sua sexualidade, sendo assim positivo ou opositivo, masculino ou feminino desde o princípio. O que não impede, como sabemos, que na faixa humana, eles possam reencarnar ora como homem, ora como mulher.


André Luiz nos informa mais a respeito:

Todas as nossas referências a semelhantes peças do trabalho biológico, nos reinos da Natureza, objetivam simplesmente demonstrar que, além da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou na masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios.

A sede real do sexo não se acha, dessa maneira, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual, em sua estrutura complexa.

E o instinto sexual, por isso mesmo, traduzindo amor em expansão no tempo, vem das profundezas, para nós ainda inabordáveis, da vida, quando agrupamentos de mônadas celestes se reuniram magneticamente umas às outras para a obra multi­milenária da evolução, ao modo de núcleos e eletrões na tessitura dos átomos, ou dos sóis e dos mundos nos sistemas macrocósmicos da Imensidade.11


E em outro capítulo amplia:

Os princípios espirituais, nos primórdios da organização planetária, traziam, na constituição que lhes era própria, a condição que poderemos nomear por "teor de força", expressando qualidades predominantes ativas ou passivas. E entendendo-se que a evolução é sempre sustentada pelas Inteligências Superiores, em movimentação ascendente, desde as primeiras horas da reprodução sexuada começou, sob a direção delas, a formação dos órgãos masculinos e femininos que culminaram morfologicamente nas províncias genésicas do homem e da mulher da atualidade.12



1 (KARDEC 1980), Q. 536 b)

2 Sugerimos aos leitores voltarem ao nosso comentário de Gênesis, 1: 1 no início deste livro.

3 Cf. (XAVIER / André Luiz [Espírito], 1993), cap. 1

4 Gênesis, 3: 22

5 HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa, versão 1.0, ed. Objetiva, 2001

6 Idem, ibidem.

7 Extraído de (CHOURAQUI 1995), pg. 48

8 KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 104ª ed., Rio de Janeiro, FEB, 1991. Cap. XVII Item 4

9 João, 14: 12

10 Mateus, 19: 4

11 (XAVIER/Waldo Vieira/André Luiz [Espírito] 1993), 1ª parte, cap. 18

12 Idem, ibidem, 2ª parte, cap. 32


Se leu até aqui, e gostou deste texto, também gostará de nossos livros da série "Estudando o Evangelho" disponíveis em:


  


Siga-nos também no:

 @claudiofajardoautor
Blogger: https://espiritismoeevangelho.blogspot.com

Nenhum comentário: