quarta-feira, abril 06, 2022

Segredos do Apocalipse - Anjos nos Quatro Cantos da Terra

#interna


Depois disso, vi quatro Anjos, postados nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que o vento não soprasse

sobre a terra, sobre o mar ou sobre alguma árvore.(Apocalipse, 7: 1)


Depois disso, vi quatro Anjos, postados nos quatro cantos da terra; depois disto; mais do que um artifício literário para nos dizer de um novo assunto temos uma expressão que nos diz de uma nova visão do médium, de um aprofundamento de sua percepção.

Muito tem sido comentado pelos estudiosos sobre estes quatro anjos se eles seriam anjos bons ou maus, já que o próximo versículo nos diz que eles estavam encarregados de fazer mal à terra e ao mar.

Não nos preocupamos com isto em nossos comentários, vemos a ocorrência significando mais um momento que diz respeito a cada um de nós nestes instantes decisivos de nosso processo evolucional.

Este sétimo capítulo tem sido visto como um momento de pausa entre o sexto e o sétimo selo. O vemos como um instante de misericórdia entre dois momentos provacionais.

Literalmente anjo quer dizer mensageiro, e tendo uma compreensão mais profunda da vida mesmo aqueles que nos trazem momentos de maiores aflições podem ser considerados mensageiros de Deus visto nada acontecer ao acaso e tudo concorrer para o nosso aperfeiçoamento espiritual.

Os quatro cantos da terra dão a entender a totalidade do ambiente em que vivemos; pode-se ver aqui todo o planeta em seus ambientes físico e espiritual, uma vez que mesmo os Espíritos desencarnados ainda ligados ao Orbe aqui estão por possuírem algum vínculo com nossa casa planetária e necessitarem dela neste momento significativo de evolução. Este Apocalipse é revelação para os Espíritos encarnados e desencarnados.

Deste modo, estes anjos postados um em cada canto dão a entender que estavam encarregados de alguma tarefa e tudo leva a crer ser uma tarefa de juízo e provacional para os Espíritos de um modo geral, pois eles estavam segurando os quatro ventos da terra, para que o vento não soprasse sobre a terra, sobre o mar ou sobre alguma árvore.

Apesar de podermos interpretar estes ventos como causadores de alguns conflitos externos ou dissabores, temos na maioria das vezes os ventos como atuação da Misericórdia de Deus, eles distribuem e canalizam recursos mantenedores da vida, a mesma palavra que é traduzida por vento significa também Espírito e foi com um sopro nas narinas que o Criador deu ao homem um hálito de vida.

Deste modo, podemos entender por segurar os quatro ventos da terra, um tempo sem misericórdia onde a justiça atue com maior rigor; por isso dizemos que podemos ver a atuação destes anjos simbolizando momentos de juízo, e um juízo aprofundado, pois seguravam o vento para que não soprasse sobre a terra que como comentamos pode significar o ambiente físico e também o espiritual, sobre o mar que pode representar mais especificamente a vida física e suas intempéries e sobre alguma árvore significando a individualidade, ou seja, cada um de nós no contexto de sua própria vida.


Vi também outro Anjo que subia do Oriente com o selo do Deus vivo. Esse gritou em alta voz aos quatro Anjos que haviam sido

encarregados de fazer mal à terra e ao mar... (Apocalipse, 7: 2)


Vi também outro Anjo que subia do Oriente com o selo do Deus vivo. O médium vê um outro Anjo que subia do Oriente, literalmente "do lado da nascente do Sol".

Este Anjo tinha uma percepção mais abrangente da situação. Enquanto os quatro primeiros tinham tarefas específicas no que diz respeito à justiça, à lei, este trazia um recado mais direto do próprio Criador. Tanto é assim, que muitos comentaristas deste texto viram nele o próprio Cristo, o que não fica claro em nenhum ponto.

Todavia o texto nos diz que ele tinha o selo do Deus vivo que nós podemos entender como sendo uma marca de Deus na criatura. Lembrando que a expressão Deus vivo era uma expressão judaica para diferenciar o Deus de sua crença em relação aos deuses pagãos que seriam ídolos mortos. Hoje O entendemos não como o Deus apenas de nossa compreensão limitada, mas Deus dos Universos, dono de um Amor tão grande que é capaz de dar a Sua própria vida a toda Criação, de salvar a todas as criaturas.

É como se estivéssemos na hora do momento de aferição e este outro Anjo viesse com uma ordem de Deus para prorrogar um pouco o prazo a fim de que mais alguns Espíritos pudessem se aproveitar destes últimos instantes para adquirirem este selo que os marcaria como servos do Senhor.

Seria assim, mais uma oportunidade da Misericórdia em favor dos filhos de Deus que são a razão da própria criação divina conhecida.

Aprendemos desta forma que Deus quer a salvação de todos os Espíritos e que Ele tudo fará para auxiliar todos em seus processos de recomposição consciencial; Ele renovará sempre as oportunidades. Não esqueçamos que Ele é Pai e tem um amor não mensurável por todos Seus filhos. Tudo é feito concorrendo para que estes se salvem. O pior que pode acontecer nestes momentos de transição, que é o degredo dos filhos rebeldes para Orbes mais atrasados para novamente iniciarem o processo em condições mais difíceis, só acontece em último caso, quando todas as etapas de oportunidades são inaproveitadas.

Esse gritou em alta voz; como uma ordem a ser cumprida. Era Lei, esta voz representava o Pensamento e a Vontade superior de Deus.

O "grito" aqui nos fala do impacto de como o médium percebeu a situação. Às vezes esta voz nos chega bem baixinho, na acústica de nossa alma, mas o impacto é tão grande que funciona como um grito, um verdadeiro estrondo em nossa consciência.

aos quatro Anjos; que eram aqueles que naquele momento estavam encarregados de cumprir uma tarefa em nome de Deus no que diz respeito à justiça.

que haviam sido encarregados de fazer mal à terra e ao mar...; aqui, como já comentamos, não é que estes anjos fossem maus e estivessem delegados a fazerem mal; mas a tarefa que lhes cabia era dolorosa para os elementos em juízo, eles tinham que fazer justiça e quando temos a consciência comprometida com o erro a justiça dói, e num primeiro momento ela parece que é má.

Sobre terra e mar já comentamos, representa a vida nos planos, espiritual e físico, os Espíritos desencarnados e os encarnados.



(Extraído do Livro Segredos do Apocalipse)


Disponível na Livraria Espírita de sua preferência ou https://www.institutodesperance.com.br/







Nenhum comentário: