terça-feira, abril 12, 2022

O Mistério do Espírito da Verdade

#Pública







Muitos de nossos irmãos espíritas têm evitado falar, escrever ou dar qualquer opinião sobre a identidade do Espírito da Verdade. É compreensível, para não gerar polêmicas desnecessárias, todavia não podemos fazer disso um enigma.

Se perguntarmos a qualquer liderança evangélica ou católica sobre a identidade do Espírito Santo, eles se não desconversarem, vão dizer que isto faz parte do "Mistério da Santíssima Trindade".

Até aí tudo bem, todavia em Espiritismo não há mistério, portanto não podemos criar o "Mistério do Espírito da Verdade".

Não queremos dizer com isso que tudo já foi revelado pela Doutrina Espírita, esta por ser uma ciência é também evolucionista devido a sermos também Espíritos em evolução e não termos condições de tudo sabermos.


Recentemente li um livro que dizia que o Médium Chico Xavier acreditava ser identificado o Espírito da Verdade como João Batista, o Precursor. Não sei se este informe é verdadeiro, pois o autor do livro alterna entre comunicações confiáveis e outras não.

Entretanto, esta informação tem alguma lógica, apesar de o próprio Médium Xavier ter recebido através do Espírito André Luiz um livro (Missionários da Luz) em que o Mentor Alexandre afirma ser o próprio Jesus o "Espírito da Verdade".

Dito isto podem nos perguntar, mas então onde está a lógica de ser João Batista o Espírito da Verdade, e por que Chico Xavier acreditava nisto?

Deixemos isto para o final, vamos analisar sobre a possibilidade de João ser o Espírito da Verdade.



Na passagem do da Transfiguração de Jesus (Mateus cap. 17) podemos extrair vários ensinamentos, entre eles a informação dita pelo próprio Senhor de que João Batista era a reencarnação do profeta Elias.

Mas, há mais, conforme depreendemos dos versículos abaixo:


E os discípulos lhe perguntaram: "Então, por que os escribas ensinam que é preciso que Elias venha primeiro?" Ao que Jesus lhes respondeu: "Elias, com certeza, vem e restaurará todas as coisas. Eu, todavia, vos afirmo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram e fizeram com ele tudo quanto desejaram. Da mesma forma, o Filho do homem irá sofrer nas mãos deles". Os discípulos entenderam, então, que era a respeito de João Batista que Ele havia falado. (Grifos meus) (Mateus, 17: 10 a 13


Veja que o Mestre nos dá duas importantes revelações:


Elias, com certeza, vem e restaurará todas as coisas.


Elias já veio, mas eles não o reconheceram


O Evangelista disse que os discípulos entenderam que Ele falara de João Batista. Ou seja, Elias veio reencarnado como João. Todavia disse também, "Elias com certeza vem e restaurará todas as coisas"

Esta parte diz de um acontecimento futuro, ele já havia vindo, mas ainda havia de vir. E diz mais, ele (Elias, ou João) "restaurará todas as coisas."

E esta, não é uma das missões do Espiritismo que tem por mentor o Espírito da Verdade?

Vejamos o que diz Jesus conforme narrado pelo evangelista João:


Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João, 14: 26)

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. (João, 16: 8)
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João, 16: 13)


Ou seja, reviver a mensagem original do Evangelho é uma das missões da revelação do Espírito da Verdade. Assim, "Ele restaurará todas as coisas"


Como dissemos, nosso interesse não é causar polêmica, nem estamos afirmando que esta é a identidade deste valoroso Espírito, todavia, existe esta possibilidade.

Vejamos ainda como curiosidade uma mensagem do Espírito Humberto de Campos também psicografada por nosso querido Chico. Mensagem esta, diga-se de passagem, bem sugestiva, e que consta do Livro "Boa Nova" e relata um encontro de Maria (mãe de Jesus) com Isabel (mãe de João Batista) observando de longe um diálogo entre Jesus e João:


Quem poderia saber qual a conversação solitária que se travara entre ambos? [entre Jesus e João, quando crianças] – diz o autor espiritual -
Distanciados no tempo, devemos presumir que fosse, na Terra, a primeira
combinação entre o amor e a verdade
, para a conquista do mundo (Boa Nova, cap. 2) (Grifos nossos)



E sobre a possibilidade de ser o próprio Senhor o Espírito da Verdade como nos informa o orientador de André Luiz, Alexandre, o que podemos dizer?

Nós particularmente pensamos, e isso é uma opinião pessoal, que o Espírito da Verdade não é uma reunião de Espíritos Superiores, apesar de saber que o verdadeiro Espírito da Verdade, não só pode ter como é certo que tenha, uma Legião de Espíritos Superiores a serviço do bem e da implantação do Evangelho no coração das criaturas.

Deste modo acreditamos ser o Espírito da Verdade uma "pessoa" se é que assim podemos nos exprimir.

Quanto a ser Jesus, é plenamente possível, porque se não for Ele, é certo que, em última instância é Ele quem dirige todos os eventos espirituais do Orbe designado que foi, por sua incomparável evolução, pelo Pai, Criador de todas as coisas. E conforme ele mesmo afirmou:


Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida... (João, 14: 6)


Jesus, por já ter-se integrado na Unidade Divina é não só a Verdade Maior, como o Espírito mais Santo que existe em nosso Orbe, desta forma não é contradição dizer ser ele o Espírito da Verdade. Entretanto, Ele pode ter também designado outro Espírito para exercer esta missão. Como fez na mensagem do Apocalipse em que Ele designou, segundo o evangelista, um Anjo para expressar a mensagem reveladora.

 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe concedeu para mostrar a seus servos os acontecimentos que em breve devem se realizar, e que Ele, por intermédio do seu anjo, expressou ao seu servo João, (Apocalipse, 1: 1)

Nenhum comentário: