sexta-feira, setembro 15, 2017

Sabedoria



Melhor do que o ouro é adquirir sabedoria, e adquirir discernimento é melhor do que a prata.” (Provérbios, 16: 16)
É de todos os tempos a luta do homem pela melhoria de sua vida e pela conquista da felicidade.
No princípio, o instinto de sobrevivência o fazia demarcar territórios onde já desde aquela época sonhava em construir seu ninho doméstico e conquistar em família a tão almejada paz.
Todavia, a morte ou a enfermidade daqueles que lhe eram afins, a falta de recursos para superar as intempéries da natureza, além de outras dificuldades que encontrava pra dominar o desconhecido que sempre o apavorava, eram grandes desafios que necessitavam ser por ele vencidos a fim de poder alcançar o objetivo que o impingia sempre a frente.
O tempo se passava e pouco a pouco ele mesmo desobstruía seu caminho em favor de mais conforto e progresso com novas conquistas no campo da ciência.
Hoje, com a evolução da tecnologia, da informação, e da ciência que vão em ritmos acelerados, pode-se dizer que quase não há limites para o homem deste milênio que se inicia.
Porém, cada dia que passa, apesar do domínio de várias enfermidades, da inexistência da distancia entre os elementos que se gostam, e do total conforto que reina em favor da comodidade do homem, cresce no mesmo ritmo o aparecimento das angústias, da depressão e da ânsia de harmonia na intimidade das criaturas. Por que isso se dá? Tal sentimento não é um paradoxo se analisarmos as enormes possibilidades da humanidade?
Teria o homem errado o alvo? Parece que sim, e a causa está em que busca ele fora o que só poderia encontrar dentro de si.
A ânsia do ouro, da prata, do poder, entre outras, foram as motivações primeiras que o levaram a vencer grandes obstáculos, porém, a ser derrotado por si mesmo. Grandes conquistas foram feitas, e isso é muito bom, e até natural, todavia, e o cuidado pela edificação de si mesmo, por onde andou? Domina-se o espaço, a natureza, e em muitos casos até as enfermidades; porém, não se deixa de ser escravo das posses, dos desejos e da aparência.
Diz o livro sagrado, melhor do que o ouro é adquirir sabedoria, que sabedoria é essa, senão o conhecimento de si mesmo? Ou ainda, a vivência prática pelo menos daquilo que já se conhece?
Disse o Cristo a dois mil anos, ame! Porém, o castelo do egoísmo cresce a cada dia.
O homem grita: “odeio a guerra, amo a paz”, porém alimenta a primeira e destrói a segunda na intimidade do próprio irmão.
Há luta pelo ouro; e a sabedoria, o que é isso? Não se sabe, nem procura-se saber.
Complementa o texto de Salomão, …adquirir discernimento é melhor do que a prata; no entanto, quanta luta, quanta destruição, quantos aleijados, simplesmente porque não se aplicou a compreensão.
Paremos um pouco, meditemos, como poderia mudar a vida de cada um de nós se esta palavrinha – discernimento -, fosse aplicada em nosso dia a dia.
Estaria extinta a mágoa, e com esta a vingança. Entender-se-ia o anseio do próximo, findaria a guerra. Cultivar-se-ia a fraternidade, alimentar-se-ia o amor.
Discernimento, gênese da felicidade. Conquista que nem o ouro, nem a prata aproximaram de nos…
Portanto, escutemos o verbo que soa nos convidando:

Quem guarda o mandamento guarda a vida, quem despreza os seus caminhos morrerá.” (Provérbios, 19: 16)

Extraído do Livro: “Seja Feliz” Disponível em:


Nenhum comentário: