segunda-feira, novembro 25, 2024

Teologia de Paulo à Luz da Doutrina Espírita (Final) - Esperança Escatológica e Predestinação

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6 - A esperança escatológica: Paulo tem uma forte ênfase na esperança futura, incluindo a ressurreição dos mortos e a segunda vinda de Cristo.
A ressurreição é representação da imortalidade da alma e da reencarnação. Sobre a esperança da segunda vinda do Cristo ou novo advento do Messias, comentaremos a seguir.
  1. 1 Tessalonicenses 4:16-17: "Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares."
  2. Filipenses 3:20-21: "Mas a nossa cidadania está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que, pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso."
Escatologia é um ramo da Teologia que estuda os eventos finais da história, do mundo e da humanidade. O termo vem do grego "eschatos" (último) e "logia" (estudo), significando estudo das últimas coisas.
No Espiritismo a evolução do Espírito é feita em ciclos. Assim, este "fim dos tempos", "últimas coisas", é entendido como o fim de um ciclo. É preciso compreender que a evolução do espírito é quase infinita (Livro dos Espíritos Q. 169).
A volta de Jesus é um dos eventos mais esperados para quem estuda os textos bíblicos, independente da escola religiosa. Seguramente ela indicará o final de um ciclo evolutivo.
O apóstolo Paulo tem uma visão clara e específica sobre a volta de Jesus, que ele descreve em várias de suas cartas. Paulo fala sobre a volta de Cristo como um evento súbito e inesperado, comparando-o a um "ladrão de noite" (1 Tessalonicenses 5:2). Ele também menciona que "o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Tessalonicenses 4:16). Para Paulo, a volta de Jesus é um evento glorioso e definitivo, que trará julgamento e redenção.
No Espiritismo a volta de Jesus é entendida como um evento espiritual e interno, em vez de um evento físico e externo.
A evolução espiritual é um processo contínuo, e figuras como Paulo, João, Francisco de Assis, Chico Xavier, entre outros, são exemplos de espíritos que alcançaram alto grau de evolução. Nesse sentido, a presença de Jesus no coração dessas pessoas pode ser vista como uma manifestação da sua volta, pois eles incorporam os ensinamentos e o amor de Cristo em suas vidas.
Essa visão espírita pode ser conciliada com a de Paulo ao considerar que o "evento súbito e inesperado" pode simbolizar um despertar espiritual ou uma transformação interna que ocorre quando uma pessoa atinge um nível mais elevado de compreensão e amor. Assim, a volta de Jesus pode ser vista como uma experiência pessoal e espiritual, que se manifesta de maneiras diferentes para cada indivíduo.
Essa abordagem permite um diálogo mais harmonioso entre diferentes tradições cristãs e espirituais, promovendo a compreensão mútua e o respeito pelas diversas formas de vivenciar a fé.
Coletivamente, podemos ainda afirmar que a segunda vinda de Jesus pode se dar dentro da conceituação espírita de progressão dos mundos. Ou seja, se iniciará com o Mundo de Regeneração e se completará no Mundo Ditoso, com a definitiva implantação do Reino de Deus na Terra
7 - A Predestinação: A predestinação é um tema central na teologia do apóstolo Paulo, especialmente em suas cartas aos Romanos e aos Efésios. Paulo vê a predestinação como parte do plano soberano de Deus, que segundo alguns teólogos, escolhe e destina certas pessoas para a salvação antes da fundação do mundo.
Romanos, 8: 29 e 30: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou."
Efésios, 1: 4 E 5: "...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade."
No Espiritismo, há a crença de que todos os espíritos estão destinados a alcançar a perfeição, embora isso ocorra mediante um processo gradual de evolução espiritual. Essa ideia é conhecida como a predestinação final dos espíritos, onde todos, independentemente de suas ações passadas, têm a oportunidade de progredir e alcançar um estado de perfeição moral e intelectual.
Essa visão enfatiza a justiça e a misericórdia divinas, permitindo que cada espírito, por meio de múltiplas existências e experiências, aprenda e evolua até atingir a perfeição. É uma perspectiva otimista e inclusiva, que valoriza o esforço contínuo e a capacidade de transformação de cada indivíduo.
Assim, o Espiritismo, apesar de rejeitar a predestinação no sentido tradicional de um destino fixo e imutável, a doutrina acredita na evolução final de todos os espíritos. Isso reflete a justiça e a misericórdia divinas, permitindo que todos tenham a oportunidade de alcançar a perfeição.
Este Estudo é continuação dos estudos:
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