quinta-feira, março 02, 2023

Introdução ao Estudo do Evangelho

#Pública




Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos. (Juízes, 21: 25) 

Após a morte de Josué temos uma etapa conhecida como "período dos juízes de Israel" que tem como principal característica a distribuição deste povo em tribos mais ou menos independentes sem um governo central. Desta forma surgiram algumas lideranças (Juízes), dentre as quais podemos destacar Jefté, Sansão, Samuel, e a profetisa Débora. Este período se desenvolveu mais ou menos entre os anos 1200 e 1050 A.C. O último dos juízes foi Samuel, que a pedido do povo, mudou a forma de governo e instituiu a monarquia, nomeando Saul como primeiro rei.

O processo de transição para a monarquia não deixou de ter suas dificuldades, esta sofreu fortes resistências internas, entretanto Saul conseguiu apoio do povo após uma inicial vitória sobre os amonitas em Jabes‐Gileade. Saul todavia nunca conseguiu acabar com os filisteus, e foi lutando contra eles que morreu ele e seus três filhos. Não sem antes ser abandonado pelo profeta Samuel, que mesmo após o seu próprio desencarne, numa aparição à pitonisa de Endor, previu a morte do rei atribuindo‐a à sua traição aos desígnios divinos. Outra atitude que também comprometeu o primeiro monarca hebreu foi a constante perseguição a Davi, mesmo este lhe mostrando fidelidade em várias ocasiões. Após o fim da vida física de Saul, Davi é declarado rei da tribo de Judá em Hebrom, cidade ao sul de Jerusalém, enquanto Isbosete o único filho homem de Saul que sobreviveu foi reconhecido como rei pelas outras tribos. Abner, comandante do exército de Isbosete não pode tolerar que a tribo de Judá tenha escolhido Davi por rei e inicia contra o exército de Davi o que seria uma longa guerra civil. Entretanto o exército de Davi se fortalecia cada dia mais enquanto o de Isbosete se enfraquecia. Com o tempo Davi ganha confiança de todas as tribos e após a morte de Isbosete é declarado rei de todo povo de Israel unindo todas as tribos e escolhendo Jerusalém como sua definitiva capital. A idade de ouro de Davi e Salomão não teve repetição nos tempos do Antigo Testamento. A expansão territorial e os ideais religiosos, como foram imaginados por Moisés, foram executados num grau máximo, superior ao que antes ou depois aconteceria na história de Israel. Em séculos subsequentes, as esperanças proféticas para a restauração da fortuna de Israel repetidamente se remetem ao reino de Davi como ideal supremo.  Jerusalém se converteu no centro religioso de toda nação israelita, Davi levou para lá a arca de Deus a alojando em uma tenda construída por ele para abrigar o objeto sagrado. O reinado de Davi foi de muita prosperidade e conquistas para toda Israel, quando estava próxima a sua morte Davi escolheu para seu sucessor o seu filho Salomão. O governo de Salomão foi também de grande esplendor. Este rei soube ter bons relacionamentos políticos e comerciais o que beneficiou em grande parte Israel. Foi um período de paz e também de grande riqueza o que permitiu a construção na capital de Israel de diversas obras entre elas a do famoso templo de Jerusalém e o palácio real. O prestígio de Salomão foi enorme, sua prudência e sabedoria foram consideradas as maiores entre todos os reis de Israel: 

E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor. (1Reis, 4: 29 a 31; em algumas versões 1Reis, 5: 9 a 11)

Texto Extraído do Estudo "Introdução ao Estudo do Evangelho" disponível para Download em:



Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho disponível em:

 

 https://www.institutodesperance.com.br/

https://www.amazon.com.br/Livros-Claudio-Fajardo/s?rh=n%3A6740748011%2Cp_27%3AClaudio+Fajardo

Se Gostou: COMPARTILHE
 
 
Siga-nos também no:
 
 @claudiofajardoautor
Blogger: https://espiritismoeevangelho.blogspot.com



Nenhum comentário: