sexta-feira, novembro 12, 2021

Jesus Terapeuta





E PERGUNTOU-LHE JESUS, DIZENDO: "QUAL É O TEU NOME?" E ELE DISSE: "LEGIÃO"; PORQUE TINHAM ENTRADO NELE MUITOS DEMÔNIOS.

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome?..
. — A abordagem terapêutica é preocupação, não só dos seguidores de Hipócrates, mas também de todos nós, trabalhadores de boa vontade, interessados no bem-estar alheio.
Por isso, a todo momento, devemos aprender com o divino Mensageiro das Ciências
Médicas, buscando analisar todas as Suas atitudes.
Após repreendê-lo inicialmente, como a demonstrá-lo a autoridade de que era portador, Jesus pergunta ao espírito qual o seu nome, dando-lhe oportunidade de se identificar, mostrando ao Senhor sua posição espiritual. É que, no "plano da verdade", não somos reconhecidos pelo substantivo que nos nomeia, e sim através da vibração determinada pelas aspirações esposadas e pelo que realizamos. Ao fazer esse questionamento, o Sublime Terapeuta sabia que o enfermo espiritual se retrataria — como realmente fez — por inteiro.
Outro ensinamento a observar na atitude do Cristo é a consideração do enfermo como criatura divina. É muito comum, mesmo entre nós espíritas, considerar todos esses infelizes desencarnados simplesmente como obsessores, perseguidores, malfeitores, etc., esquecendo que todos somos filhos de Deus. O desequilibrado de hoje é simplesmente alguém que ferimos ontem que ainda não encontrou o caminho. Dessa forma, ao interessar pela criatura, perguntando-lhe o nome, demonstrando carinho para com ela valorizamo-la, colocando-a em posição receptiva para melhor apreender o que temos a lhe observar.
Outro fator importante a considerar é o poder do amor neutralizando todo tipo de sentimento inferior. Em qualquer ambiente, mesmo num clima de intolerância, de agressão, quando surge alguém com esse excelso sentimento, a mudança no clima se faz visível.
Imaginemos portanto, qual a repercussão no imo da alma de quem quer que seja, se Ele, o
Amor feito visível, vem a perguntar: "qual é o teu nome?"
E ele disse: "Legião"; porque tinham entrado nele muitos demônios. — Legião
é um corpo ou divisão do antigo exército romano, constituído de infantaria e cavalaria.
Figuradamente, podemos entender também como multidão de pessoas, ou de seres . Ao manifestar-se desse modo, o obsessor de Gadara revela, como já dissemos, que esse processo obsessivo não é dos mais simples, pois são muitos os espíritos envolvidos no caso.

A sentença porque tinham entrado neles muitos demônios, como já relatado , não expressa bem o modo como transcorre o processo. O evangelista, ao narrar dessa maneira, não retratou as palavras do obsessor, mas interpretou o que este disse, conforme os conhecimentos da  época. A frase se acha melhor colocada segundo a narrativa de Marcos: "Legião é o meu nome, porque somos muitos;" ou seja, muitos são os que vampirizam o infeliz encarnado.
O importante a observarmos nesta análise não é o processo obsessivo em si, pelo motivo
de que este não é um estudo especializado no assunto, mas não podemos deixar de alertar para
a necessidade de todos nós, principalmente os que nos dizemos cristãos, estarmos atenciosos quanto à vigilância, pois a obsessão, por mais grave que seja, inicia de forma simples e sutil, vindo, com o tempo, se não saneada, a se agravar a tal ponto que passamos a ser dirigidos pelas entidades desequilibradas.
Outra interpretação que podemos fazer do texto evangélico é que, devido à somatória das viciações adquiridas com o nosso mal proceder, durante as experiências reencarnatórias, já não é mais o nosso "eu divino" que nos dirige, e sim a legião formada pelas nossas tendências e hábitos infelizes; cabendo, dessa forma, fortalecermos o Cristo interior, para que este de posse de suas plenas condições, possa expulsar de nosso íntimo todos os males — demônios — gerados pela imperfeição moral.

(Extraído do Livro Jesus Terapeuta, agora também disponível em Ebook, disponível no Google Livros: https://bityli.com/lBwynf)

Siga-nos  também:

No Instagram: @claudiofajardoautor

Nenhum comentário: