Providência
"…mas é a tua Providência, ó Pai, que o pilota, pois abriste um caminho até no mar e uma rota segura entre as ondas." (Sabedoria, 14: 3)
Em muitos momentos de nossa vida nos assalta um sentimento pessimista que nos paralisa, impedindo-nos assim, de seguir o curso normal de nossa existência.
São às vezes, segundo o nosso ponto de vista, excessos de contrariedades que somando vão nos enfraquecendo e diminuindo, desta feita, nossa possibilidade de reação; fazem-nos, por um momento, seres derrotados.
Tal estado é também uma enfermidade, que se não controlada a tempo pode agravar inclusive expressando em nosso organismo físico trazendo complicações ainda maiores.
O que fazer então diante deste fato que é real e muitas vezes vivenciado com dores só imagináveis para quem o sente?
Em primeiro lugar temos de compreender que tudo na vida obedece a uma Lei diretora que tudo coordena no Universo. Essa Lei que nada mais é do que a Vontade de Deus, tem um caráter didático, ou seja, ensinar a criatura a conquistar os valores essenciais da vida. Por isso, não pode ela trazer um sofrimento excessivo que o ser não tenha condições de suportar.
Aqui temos a primeira conclusão, quando a dor é demais, que não dá mais para aguentar, é sinal que ela está no fim, e para que ela cumpra o seu papel que é de restabelecer o equilíbrio da criatura, é bom que persistamos até o fim sem desanimar. Só o amor tem o poder de desativar a dor transformando-a em alegria, através de uma compreensão superior.
Assim, é urgente que enxerguemos em tudo uma manifestação da Providência, que é sempre a sabedoria de Deus a nos guiar pelo caminho mais econômico à felicidade. E se no passado, ela pôde abrir um caminho até no mar, para aqueles que se mantiveram ajustados à vontade do Pai fazendo-se submissos a Ele, o que não poderá fazer por nós também se do mesmo modo procedermos?
Os exemplos desta verdade não são difíceis de serem vistos. Quantos não são os seres em condições inferiores à nossa, que conseguem vencer e atingir seus objetivos mostrando a todos ser possível?
Deste modo, diante das dores e das angústias por que passamos na vida, não desanimemos. A Vontade de Deus atua sempre em nosso favor, e se ela é a Vontade Dele, que tudo sabe, e tudo provê, até mesmo ao lírio do campo que enfeita tendo em sua base a lama e o brejo, por que esqueceria de nós que somos filhos diletos de Seu bondoso coração?
Não esqueçamos…
E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e contra a chuva. (Isaías 4:6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário