terça-feira, junho 23, 2015

Estudo do livro Gênesis (continuação) E a Terra era sem forma e vazia...


E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E a terra era sem forma e vazia; este é o modo em que o redator bíblico se manifestou, para ele a terra era informe, isto é, sem forma.
Quando alguém compra um terreno e planeja ali a construção de sua casa, em seu campo mental a casa já está pronta, ele consegue visualizar tudo, e até transitar mentalmente entre os cômodos. Ao chegar um desconhecido ele tenta mostrar a casa para este que não consegue visualizar nada, para este o terreno está vazio e sem forma.
Para o Deus o tempo não passa, o tempo é; Ele é anterior ao tempo. No Campo Mental do Criador tudo sempre existiu e de forma organizada.
Nada é vazio. “O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos.”1
O “gérmen primitivo”2 de tudo sempre existiu em estado latente,eles ficam aguardando o momento propício para se desenvolverem3.
Para o homem existe o antes e o depois ele tem de construir e construir-se, o princípio é vazio e sem forma cabe a cada um dar a sua forma preenchendo o vazio. Esta é a oportunidade de trabalho, e a partir daí, de sua própria edificação.
e havia trevas sobre a face do abismo; a luz irradia pelo infinito. Deus é luz, Deus é amor; deste modo a luz é anterior a tudo. Porém em nosso universo material e devido aos nossos sentidos adaptados a este universo a luz expressa-se nas trevas. É preciso a treva para que ela reflita. A luz precisa de seu oposto para manifestar-se. Do mesmo modo é a relação entre bem e mal.
Na criação de nosso orbe a treva sobre a face do abismo expressa o caos inicial quando os elementos ainda estavam em confusão.4 Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar.
Na intimidade do Espírito se dá do mesmo modo, antes da revelação crística em nós reina as trevas, após a absorção da Luz, que representa o entendimento da Revelação, apaga-se a noite do desequilíbrio que gera a desarmonia.
havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Passam-se milhares de anos… desde a terra sem forma e vazia [o princípio de formação planetária , momento em que os técnicos espirituais sob a coordenação do governador planetário iniciam a construção do orbe físico], até o princípio da vida orgânica com o surgimento do protoplasma.
OS PRIMEIROS HABITANTES DA TERRA
Dizíamos que uma camada de matéria gelatinosa envolvera o orbe terreno em seus mais íntimos contornos. Essa matéria, amorfa e viscosa, era o celeiro sagrado das sementes da vida. O protoplasma foi o embrião de todas as organizações do globo terrestre, e, se essa matéria, sem forma definida, cobria a crosta solidificada do planeta, em breve a condensação da massa dava origem ao surgimento do núcleo, iniciando-se as primeiras manifestações dos seres vivos.
Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, são as células albuminóides, as amebas e todas as organizações unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente na temperatura tépida dos oceanos.
Com o escoar incessante do tempo, esses seres primordiais se movem ao longo das águas, onde encontram o oxigênio necessário ao entretenimento da vida, elemento que a terra firme não possuía ainda em proporções de manter a existência animal, antes das grandes vegetações; esses seres rudimentares somente revelam um sentido - o do tato, que deu origem a todos os outros, em função de aperfeiçoamento dos organismos superiores.5
Este momento representa a reunião dos elementos que refletem o pensamento de Deus no plano aplicativo (dinâmico), e as unidades psíquicas que já se ajustam ao desenvolvimento natural do orbe neste estágio em que se encontra a evolução.
Os espíritos superiores estão presentes porque há trabalho.
O campo dinâmico do psiquismo desde o psiquismo do homem até uma bactéria estão amplamente conjugados.
Nosso próprio organismo é um ótimo exemplo, existem nele unidades psíquicas que iniciam no processo evolutivo, tudo sob a orientação do Espírito já em fase superior de evolução.
O espírito de Deus se movia é a representação do plano operacional.
Se moviam (dualidade), saindo de um lugar e indo para outro. O plano da caridade através do trabalho é dual.
Face das águas; são os elementos receptores do espírito de Deus. Importância do campo mental na estruturação das realizações, do preparo da “face das águas” para que o espírito de Deus produza algo positivo.
Face do abismo; tipos de elementos que ficam estagnados, como se fosse a unidade psíquica vinculada ao mineral.
Face das águas – movimento dinâmico.
Abismo –profundidade que acolhe os elementos embrionários. (germe)
Temos no abismo dois tipos de elementos:
  • Em evolução normal.
  • Em queda das faixas superiores.
    • O erro, ou o pecado dentro da concepção das religiões, é o mesmo que a queda das áreas superiores do psiquismo para as profundidades do abismo, da consciência para a inconsciência.
1 KARDEC, 1980,questão 36
2 Idem, Ibidem, questão 46
3 Id., ib., questão 44
4 Id.,ib., questão 43
5 (XAVIER F. C. / Emmanuel (Espírito), 1980), cap. II

Nenhum comentário: