segunda-feira, agosto 13, 2012

Mediunidade e Evangelho - Fomos Batizados em Um Espírito (1 Coríntios, 12: 13)


Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Batismo, do grego báptó: mergulhar, imergir1. No hebraico tabal e tebila, significando a imersão de um corpo ou de um objeto num líquido.2
Na antiguidade o batismo fazia parte dos rituais de iniciação e purificação. Na tradição hebraica, esta imersão era objeto de uma legislação rigorosa, pois dela dependia o estado de pureza ritual e o bom funcionamento da aliança com Deus.
Os portadores de sarna e todos os que eram considerados impuros deveriam se submeter a esta prática. Ainda hoje os hebreus continuam a praticar este rito, a mulher depois das regras e o casal depois do ato sexual.
Vê-se assim, que a imersão para o hebreu é diferente do batismo cristão, enquanto este é recebido uma só vez quando da conversão ao cristianismo, aquela é uma prática constante que faz o homem cada vez que quer purificar-se ou limpar-se de suas faltas.
Na igreja primitiva o batismo já diferia um pouco destes ritos conforme podemos depreender das anotações do livro de Atos nos primeiros movimentos do capítulo 19. Paulo simplesmente impunha as mãos sobre os discípulos que seriam batizados, e estes se sensibilizavam através de uma percepção espiritual que hoje podemos chamar de mediúnica.
Deste modo, aquele que era o “vaso escolhido” do Cristo segundo as anotações do autor de Atos, dizia aos Coríntios, com desdobramento aos cristãos de outras eras, que todos fomos batizados ou iniciados na doutrina do Evangelho, e tenha sido qualquer que seja a nossa origem ou a nossa filosofia anterior, agora somos adeptos do Cristo e assim temos o dever de com Ele servir, formando um só ser coletivo harmonizando todos os corações necessitados:

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.3

Para nós espíritas os rituais não têm utilidade, o símbolo do batismo que é a imersão do corpo em água para se purificar, pode representar a necessidade reencarnatória - nascer da água - e através desta purificar o nosso Espírito pela vivência do bem – nascer do Espírito.

1 Dicionário Eletrônico Houaiss
2 A Bíblia Matyah (O Evangelho Segundo Mateus), Pág. 64
3 João, 13:35

Nenhum comentário: