terça-feira, maio 29, 2012

Mediunidade e Evangelho - Diversidade de Operações (I Coríntios, 12: 6)


E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Operações aqui devemos entender como sendo as realizações. O modo de efetivá-las é o que mais deve ser destacado. É imprescindível agir, mas é também de considerável importância o “como” se age.
Jesus nos orientou no Sermão do Monte que, se alguém exigisse de nós a túnica, que déssemos também a veste; que se fôssemos obrigados a caminhar com outrem uma milha, que fôssemos com ele duas. Quis Ele, o maior de todos os pedagogos, com estas lições nos ensinar que era importante fazer, mas que mais importante ainda era fazer bem feito; que déssemos algo ou de nós, não só atendendo aos impositivos da justiça, mas também à espontaneidade do amor.
Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. É Deus quem verdadeiramente age em nós quando nos predispomos a andar em harmonia com a Sua soberana Lei; nele vivemos, e nos movemos, e existimos1, como nos lembra o próprio Paulo. Estar em conexão com o Seu pensamento é estar garantido em saúde, paz e harmonia interior; portanto, tornemo-nos bons e realizaremos todo o bem, fazendo-nos assim, dignos de plena Felicidade.
Concluindo notamos que nestes três últimos versículos o Apóstolo expressa de forma trina o seu pensamento quanto a estar ajustado ao serviço cristão, realizando com satisfação o mandato em nome do Senhor. Assim temos:
  • Diversidade de dons
  • Reconhecer a vocação. Mas o Espírito é o mesmo. Ajustemo-nos a ela no espírito de servir.
  • Diversidade de Ministérios
  • Assumir a tarefa, fazer o Bem. Mas o Senhor é o mesmo. Desfaçamo-nos do personalismo, trabalhando tendo o Cristo como Senhor.
  • Diversidade de operações
  • Dar qualidade ao que fazemos, fazer bem. Mas é o mesmo Deus que opera em todos. Sintonizemo-nos com Ele, deixando que Ele se manifeste em nós; que como o espelho cristalino possamos refletir a Sua imagem.

    (Continua...)
1 Atos, 17: 28

Nenhum comentário: