sexta-feira, março 30, 2012

Reencarnação na Bíblia


Temos muitas passagens na Bíblia que sugerem a reencarnação.
Em João, 3: 3, Jesus diz:
“Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”

Haroldo Dutra Dias, tradutor do Novo Testamento, diz que o verbo grego quer dizer “gerado”;'”se alguém não for gerado de novo...·” O sentido sentido é de “ser parido”.
Não há assim, nenhuma menção ao batismo nesta passagem, e Nicodemos entendeu o que Jesus queria dizer, pois pergunta como pode entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe. Se a ideia fosse a do batismo ele não faria esta pergunta.
Em Mateus, 17: 12 e 13 o tema se faz mais claro.
Jesus diz:
 “ Elias já veio” 

e o evangelista completa:
“Então os discípulos entenderam que se referia a João Batista.”

Portanto João Batista é Elias, foi Jesus quem disse, e se é Elias é Elias reencarnado. Confronte esta passagem com Mateus, 11: 14 e Lucas, 1: 17. Não fica nenhuma dúvida.

Além de muitos outros textos temos a reencarnação expressa em Ezequiel, 37: 1 a 14:

1A mão de Iahweh veio sobre mim e me conduziu para fora pelo espírito de Iahweh e me pousou no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2E aí fez com que eu me movesse em torno deles de todos os lados. Os ossos eram abundantes na superfície do vale e estavam muito secos. 3Ele me disse: "Filho do homem, porventura tornarão a viver estes ossos?" Ao que respondi: "Senhor Iahweh, tu o sabes". 4Então me disse: "Profetiza a respeito destes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra de Iahweh. 5Assim fala o Senhor Iahweh a estes ossos: Eis que vou fazer com que sejais penetrados pelo espírito e vivereis. 6Cobrir-vos-ei de tendões, farei com que sejais cobertos de carne e vos revestirei de pele. Porei em vós o meu espírito e vivereis. Então sabereis que eu sou Iahweh". 7Profetizei, de acordo com a ordem que recebi. Enquanto eu profetizava, houve um ruído e depois um tremor e os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Vi então que estavam cobertos de tendões, estavam cobertos de carne e revestidos de pele por cima, mas não havia espírito neles. 9Então me disse: "Profetiza ao espírito, profetiza, filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Iahweh: Espírito, vem dos quatro ventos e sopra sobre estes ossos para que vivam". 10Profetizei de acordo com o que ele me ordenou, o espírito penetrou-os e eles viveram, firmando-se sobre os seus pés como um imenso exército. 11Então ele me disse: Filho do homem, estes ossos representam toda a casa de Israel, que está a dizer: "Os nossos ossos estão secos, a nossa esperança está desfeita. Para nós está tudo acabado". 12Pois bem, profetiza e dize-lhe: Assim diz o Senhor Iahweh: Eis que vou abrir os vossos túmulos e vos farei subir dos vossos túmulos, ó meu povo, e vos reconduzirei para a terra de Israel. 13Então sabereis que eu sou Iahweh, quando eu abrir os vossos túmulos e vos fizer subir de dentro deles, ó meu povo. 14Porei o meu espírito dentro de vós e haveis de reviver: eu vos reporei em vossa terra e sabereis que eu, Iahweh, falei e hei de fazer, oráculo de Iahweh. (Grifos nosso)

Muitos interpretam este texto como se ele falasse da ressurreição, mas vejam que ele fala em reviver e repor na vossa terra, e a reessureição é no Reino de Deus ou no Céu. Se é viver e repor na terra é reencarnação.
Cf. Isaías, 26: 19:
19Os teus mortos tornarão a viver, os teus cadáveres ressurgirão. Despertai e cantai, vós os que habitais o pó, porque o teu orvalho será um orvalho luminoso, e a terra dará à luz sombras.

Mesmo caso, não é ressurreição, vejam: a terra dará à luz sombras...
Se é na terra é reencarnação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande Cláudio, companheiro de Doutrina! Perfeita a referência ao texto de João 3, onde a palavra "guenao" (ser gerado) é traduzida como se fosse "tikto" (nascer), e apenas neste texto - e em mais nenhum no evangelho. Só tenho algumas dúvidas sobre a aplicação do texto de Ezequiel sobre a ideia de reencarnação. Parece-me, na verdade, que o texto se refere a uma profecia quanto ao povo de Israel do que propriamente quanto à palingênese, que vem bem expressa no original grego nos textos de Tito 3:5 e Mateus 19:28, mas que foram traduzidas como "regeneração". Abs, Luiz Gustavo - Grupo Loreto Flores/BH

Abrahão Ribeiro disse...

REENCARNAÇÃO, o renascer de novo –


“Olhos para perceber e ouvidos para sentir”


A reencarnação é atuação permanente sem cessar da Justiça e Sabedoria da Providência Divina que rege a evolução intelectual e moral dos seres espirituais para o plano eterno e perfeito do Reino de Deus, que é um estado interior de aprimoramento dos sentidos da vida do espírito, criado à imagem e semelhança do Criador.

Todos os seres espirituais partem praticamente do zero no intelecto e tendem alcançar o infinito celestial. A maior prova da reencarnação se manifesta nas diferenças de caracteres da personalidade humana.

Não vemos Deus com os olhos do corpo carnal, mas sentimos pelo pensamento a sua infinita grandeza nas obras da Natureza...

Quanto à reencarnação! Não se tem as lembranças vivas do passado espiritual na memória física da existência atual para não ocasionar compressões na consciência espiritual; mas se percebe os seus efeitos educadores nos reflexos das multiplicidades de provações intelectuais e morais dos seres humanos.

Todas as ansiedades são focos imagens no inconsciente do ser, do sutil pulsar das existências sucessivas no plano carnal, até o ser espiritual alcançar a sua elevação espiritual para o plano celeste.

A Reencarnação foi ensinada através dos tempos de diferentes modos: metempsicose, transmigração das almas, preexistência espiritual, vidas passadas, palingênese, nascimentos sucessivos e, finalmente - reencarnação. Mas o modo mais simplificado é aquele revelado pelo Divino Mestre Jesus: “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” Não te maravilhes: “necessário vos é nascer de novo”... Através da água (matéria orgânica) e do espírito (essência divina). É uma necessidade passar pelos diferentes renascimentos nos planos material e espiritual para se despertar esse estado imaterial de unidade e interação com Deus.

As inibições intelectuais e morais, e entre esses estados d’alma incluem-se as enfermidades crônicas... São provas físicas de que já vivemos outrora, na Terra, em diferentes reencarnações e aprendizados. Deus não deixa nenhuma de suas criaturas indefinidamente perecendo em abismos infernais, definiu Jesus: “melhor é, à criatura entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, com todo o seu corpo ser lançado no inferno eterno” (Mateus 18. 8 a 9).

Se as bocas se calarem de proclamar as grandezas da Vida instituídas por Deus, “o Criador”... - as próprias pedras clamarão!

Conscientizou Jesus: “ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer...”

Para entedermos a grandeza desse ensinamento cristão – DO RENASCER DA ALMA NOS FLUÍDOS ORGÂNICOS DA MATÉRIA (ÁGUA), apreendendo a plenitude da vida celestial revelado na Boa Nova no encontro particular do Mestre com Nicodemos (vide evangelho de João. 3. 1 a 12), é necessário que a criatura busque a compreensão íntima, com imparcialidade e perfeição, de toda Justiça Divina que rege a programação dos seres criados à luz e sabedoria do Criador.

do livro: Além do Plano Carnal
Abrahão Ribeiro (autor)

Intensivo de Difusão Espiritualidade – I D E

http://vozqclamabr.blogspot.com/



ABRAHAO RIBEIRO disse...

A BÍBLIA RESPONDE: REENCARNAÇÃO EXISTE SIM, EM SEUS ESCRITOS SAGRADOS.

“olhos para ver, e ouvidos para entender”

O profeta Elias viveu há 900 anos antes do Cristo. E nessa época de muita intolerância incentivou a morte de várias pessoas que tinham pontos de vistas religiosos opostos à Israel (I Reis 18. 40 )

SÉCULO 4 ANTES DO CRISTO: O profeta Malaquias revela o retorno do espírito de Elias ao cenário das encarnações humanas como precursor, ou seja, aquele que viria antes preparando a alvorada do SENHOR - “O Messias Divino” que recebeu o nome de Jesus, por orientação angélica, e que tem o poder para libertar as multidões que jazem nas trevas da ignorância espiritual, através de sua mensagem educadora: atitudes, ensinamentos e obras. Vide Mateus 4. 16
*Sob o anúncio do renascimento/REENCARNAÇÃO de Elias: Consultar Bíblia sagrada, Malaquias capítulo 3 versículo 1 e, capítulo 4 versículo 5

SÉCULO I, INÍCIO DA ERA CRISTÃ: o anjo Gabriel, em visão espiritual, comunica a Zacarias a realização de suas orações: o anseio de ser pai, e que essa criança era saudável no Espírito Santo, desde o ventre materno, e deveria ser chamada de João, e estaria nessa criança o espírito e virtude de Elias (Lucas 1. 5 – 17)

ALERTOU Jesus, por volta dos ANOS 30 – no inicio da era cristã: “Aquele que tiver ouvidos para ouvir, QUE OUÇA”... Ou seja, aquele que usar o raciocínio lógico que entenda. E desta maneira Jesus confirmou a REENCARNAÇÃO física do espírito do profeta Elias na pessoa humana de João Batista, quando deu testemunho importante da missão de João na abertura dos novos tempos como “o mensageiro que prepararia” o caminho para a difusão da Boa Nova Cristã que estava nascendo com o Cristo Jesus no mundo terreno, vide Mateus (11. 7 - 15). Nesta passagem o Senhor Jesus toma como referencia o anúncio do profeta Malaquias 3. 1 Vide Mateus 11. 10 - Porque é este de quem está escrito: “Eis que diante de tua face envio o meu mensageiro, que preparará diante de ti o teu caminho”. E ressalta o Mestre: se quereis acreditar nas profecias é este o Elias que havia de vir, vide Mateus 11. 14. E, em outra passagem Elias já veio e não o reconheceram... Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista (Mateus 17. 12 - 13)

JESUS explana a hierarquia no Reino de Deus:

“Entre os nascidos de mulher não apareceu ninguém maior que João Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior que João Batista” Mateus 11. 11. Esse discurso do Mestre Jesus revela a ordem hierárquica no Reino Deus de menor, ou maior, confirmando simplesmente a evolução espiritual. Por isso é que Elias retornou ao cenário terrestre para resgatar o seu passado, ou seja, crescer espiritualmente para poder ser considerado, pelos menos MENOR no Reino de Deus e participar desse plano como um integrante natural mesmo que seja simplesmente um MENOR. Esta verdade consolida outro ensinamento de Jesus: “Ninguém poderá entrar no Reino de Deus se não nascer de novo”; ou seja, submeter-se à série das encarnações sucessivas como mecanismo de crescimento espiritual - evoluir em moral e, em intelectualidade.

AVALIEMOS: Elias foi intolerante autorizando a mortandade de vários contemporâneos, por divergências religiosas. E, quando seu espírito reencarnou em outra geração, na época do Cristo, recebendo o nome de João Batista, agora mais evoluído espiritualmente a ponto de ser destacado por Jesus como o mais nobre ser humano, resgatou o seu carma sendo provado valorosamente por divergências morais, e não hesitar diante de Herodes, mesmo sofrendo a decapitação por influencia de Herodias – Mateus 14. 6 a 12.


http://vozqclamabr.blogspot.com/
Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – IDE