terça-feira, agosto 30, 2011

Maria de Nazaré: A Educadora de Jesus



Parte I
Quem foi Maria?
Falar de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, não é fácil devido a falta de informações que temos dela, e entre as que temos poucas são confiáveis, isentas e imparciais do ponto de vista religioso.
Estão no Novo Testamento, apesar de raros, os melhores esclarecimentos que temos da mãe de nosso Senhor Jesus.
Nós, os espíritas, ainda temos o privilégio de termos algumas anotações vindas do Plano Espiritual que nos ajudam a esclarecer sobre a grande evolução e a missão deste nobre Espírito.
Não temos informação de como foi sua infância, nem de sua adolescência; a tradição crista nos informa que Maria era filha de Joaquim e Ana. Seus pais eram judeus e pelo que podemos depreender dos textos do Evangelho formavam uma família simples e praticantes fieis de seus princípios religiosos.
Provavelmente nasceu entre os anos 18 e 20 a.C., e como era habitual àquele tempo, deve ter casado por volta de seus 14 anos.
Os historiadores do cristianismo apontam como data provável do nascimento de Jesus o ano 6 a.C., o Espírito Humberto de Campos através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier define o ano 5 a. C. como sendo o correto para a vinda do Cristo à carne. O casamento de Maria deve ter acontecido de seis meses a um ano do nascimento de seu primogênito.
Outra questão que não temos como certa é se Maria teve ou não outros filhos além de Jesus. O Evangelho não é totalmente claro a respeito; Mateus fala que ele teve irmãos e irmãs, e até dá o nome de seus irmãos1. Entretanto, em hebraico ou em aramaico, os primos também eram chamados de irmãos.
Muitos estudiosos contestam esta questão de os supostos irmãos de Jesus serem seus primos. Afirmam estes que era uma realidade que o termo hebraico designava tanto irmão quanto primo, porém ressaltam que o Evangelho foi escrito em grego, e no grego temos duas palavras distintas, adelphos, para irmão, e anepsios que é literalmente primo. Portanto, insistem, se os autores do Novo Testamento, que à época sabiam se eram primos ou realmente irmãos, quisessem falar em primos, usariam anepsios e não adelphos.
Outro argumento a favor de serem irmãos é que na maioria das vezes em que eles são citados no Evangelho estão acompanhados de Maria; por que, perguntam, eles estariam sempre acompanhados da tia?
Há uma terceira hipótese, menos comentada e menos provável, a de que José ao casar com Maria já teria outros filhos de casamento anterior, e estes é que seriam os irmãos de Jesus.
Como este não é o objetivo principal deste estudo, não vamos mais nos ocupar com este tema. No judaísmo era comum o casal ter muitos filhos, era uma benção de Deus, o que faz crer a alguns que José e Maria seriam pais de uma prole maior; todavia, não há esta necessidade, a família de Jesus era sem dúvida uma família especial, e poderia, portanto, ser diferente das demais sem nenhum desmerecimento para eles.
O certo, é que Maria era um Espírito de altíssima evolução, um dos mais puros que encarnou neste Orbe governado espiritualmente por Seu Filho Jesus.

Continua...
1 Cf. Mateus, 12: 46 e Mateus, 13: 55 e 56. Ver também Marcos, 6: 3

3 comentários:

NIETA EDE disse...

Este é um estudo que interessa muito 'a nós que fazemos palestras nas casas espíritas, pois esclarece e nos ajuda a explicar as outras pessoas.
Tenho seguido seus estudos e gosto muito. Obrigada.

Anônimo disse...

Inacreditável o texto do irmão Fajardo, dizendo que o Espiritismo nao esclarece o nascimento de Jesus. Em Gênese, cap. 15, Kardec nos fala do corpo físico do Mestre, em oposição a Roustaing. Em João Evangelista: O Verbo se fez carne e habitou entre nós.A epístola deste apóstolo,a primeira, nos fala que o espírito que nao confessa que Cristo veio em carne é do anticristo.Temos também a lei de reprodução no Livro dos Espíritos e o Mestre nos diz que nao veio subverter as Leis de Deus mas dar-lhe cumprimento.Portanto, a corporeidade do Mestre está comprovada por seus próprios seguidores atuais e passados e o Espiritismo esclarece de forma cabal na Gênese. Saudações.

Espiritismo e Evangelho disse...

Prezado irmão, a questão não é tão simples quanto parece.
Veja que em momento algum falamos não ter tido Jesus um corpo de carne. Todavia, quanto á sua gravidez a questão é mais complexa. Pelo menos que eu saiba não temos nenhuma comunicação de Espíritos aprovadas pelo Controle dos Espíritos Superiores a respeito.
Não estamos com isto dizendo que defendemos uma gravidez virginal, e sim, que ela não pode ser descartada pela metodologia científica atual.