sábado, agosto 26, 2006

Sem Ele: Nada!

“Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João, 1: 2 e 3)


O Verbo é o Poder Criador. A partir deste entendimento podemos ver a Trindade de uma outra forma.
Deus é Espírito[1], a Fonte da Luz, dEle tudo emana. O Poder Criador, a Ação Criadora, o processo construtivo da gênese é o Pai, o Verbo. A obra criada, a Criação, é o Filho, o terceiro momento da Trindade.
Assim temos: Espírito - Pai - Filho
Deus está em tudo, tudo está em Deus. “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.(Atos, 17: 28).
Depreendemos daí o princípio moral da Vida: Nada existe fora de Deus, e se Deus é amor nada existe fora do amor.
Tal princípio pode parecer uma filosofia essencialmente romântica, mas não é. Tudo o que não vibra de acordo com a Lei de amor é uma corrupção da criação original que emana de Deus, é fruto do livre arbítrio dos espíritos, que são os seres inteligentes da criação (Conf. O Livro dos Espíritos Q. 76). Se não foi criação de Deus é, portanto, transitório, em determinado ponto se esgota por si mesmo e tende a voltar às origens. Acha-se neste fato a gênese da dor.
“Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”.(2Coríntios, 3: 17)
Amor pressupõe liberdade, constrangimento e amor não combinam entre si. Conforme as palavras do apóstolo onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade; deste modo, os espíritos, que são criação de Deus, são livres para fazerem a opção pelo bem ou pelo mal. Os que seguem a trilha do bem são os que andam de acordo com a Lei do amor. Quando Jesus ensinou o amor aos semelhantes ensinou o princípio da ciência que liberta o Ser da escravidão do erro; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João, 8: 32), afirmou, mostrando-nos assim, que o amor é a verdade absoluta que impera na criação, é o Verbo do princípio sem o quê nada existe.

[1] João 4, : 24

Nenhum comentário: