quarta-feira, dezembro 08, 2021

Maria de Nazaré, Paulo de Tarso: Mulher e Homem em Cristo

@claudiofajardoautor



Este livro é dividido em três partes distintas;

Na primeira, os textos de Paulo que dizem respeito à posição da mulher e do homem em Cristo.
Ao contrário do que habitualmente fazemos não nos preocupamos em fazer uma análise pormenorizada dos versículos (estudo miudinho do Evangelho), mas apenas de trechos que  nos auxiliam no esclarecimento destes pontos polêmicos que têm desafiado os estudiosos de todos os tempos.
É preciso tirar o espírito da letra, pois conforme orientação do próprio apóstolo, a letra mata, e o Espírito vivifica. Realizando desta forma, nada mais fazemos do que tentar corrigir o que a nosso ver é uma injustiça, tachar o venerável discípulo de Gamaliel  de machista.

Na segunda parte, com o título de "Maria a Educadora de Jesus" realizamos um breve estudo sobre o Puríssimo Espírito Maria de Nazaré.
 Falar de Maria, a mãe de Jesus, não é fácil devido a falta de informações que temos dela, e entre as que temos poucas são confiáveis, isentas e imparciais do ponto de vista religioso.
Estão no Novo Testamento, apesar de raros, os melhores esclarecimentos que temos da Mãe de nosso Senhor Jesus.
Nós, os espíritas, ainda temos o privilégio de termos algumas anotações vindas do Plano Espiritual que nos ajudam a esclarecer sobre a grande evolução e a missão deste nobre Espírito.
Não temos informação de como foi sua infância, nem de sua adolescência; a tradição cristã nos informa que Maria era filha de Joaquim e Ana. Seus pais eram judeus e pelo que podemos depreender dos textos do Evangelho formavam uma família simples e praticantes fieis de seus princípios religiosos.
Provavelmente nasceu entre os anos 18 e 20 a.C., e como era habitual àquele tempo, deve ter casado por volta de seus 14 anos, às vezes até antes.
Os historiadores do cristianismo apontam como data provável do nascimento de Jesus o ano 6 a.C., o Espírito Humberto de Campos através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier define o ano 5 a. C. como sendo o correto para a vinda do Cristo à carne3. O casamento de Maria deve ter acontecido de seis meses a um ano do nascimento de seu primogênito.

Na terceira e última parte do livro fizemos um estudo "miudinho" da "Carta aos Tessalonicenses "
Por volta do ano 50 de nossa era, já em franca atividade apostólica, Paulo, o fiel amigo dos gentios, se vê diante da seguinte dificuldade: a expansão das comunidades por ele fundadas crescia e com o crescimento surgiam dificuldades para o bom andamento da divulgação do Evangelho. Sua presença era sempre solicitada entre os novos seguidores do Cristo, e ele já não dava conta de atender à solicitação de todos como gostaria.
Após uma sentida oração percebeu-se envolvido pela presença espiritual do próprio Jesus que buscando tranquilizá-lo inspira-o a mudar a forma de assistência aos queridos seguidores.
Conforme anotações de Emmanuel, o Senhor o orienta com brandura:

"Poderás resolver o problema escrevendo a todos os irmãos em meu nome… (…) doravante Estevão permanecerá mais aconchegado a ti transmitindo-te meus pensamentos, e o trabalho de evangelização poderá ampliar-se em benefício dos sofrimentos e das necessidades do mundo." (do livro Paulo e Estevão)

Deste modo, o Apóstolo convidou Timóteo e Silas, aqui chamado de Silvano, para juntos redigirem a primeira de suas importantes epístolas.
Paulo escreve esta sua primeira epístola em Corinto, por volta do ano 50 ou 51 de nossa era. Esta carta tem importância histórica, pois provavelmente é o primeiro documento escrito do Novo Testamento.

Este livro está disponível completo, em EBOOK,  na Amazon.com.br na link abaixo:




Siga-nos também no Instagram: @claudiofajardoautor
"A operação mais simples da natureza revela o mecanismo sagrado que a fez surgir na vibração do poder criador da Divindade.  Mas são raros os homens que observam além da superfície." (Emmanuel)

Nenhum comentário: