sexta-feira, junho 15, 2012

Mediunidade e Evangelho - Palavra de Sabedoria (1 Coríntios, 12: 8)

Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência...
Há diversas formas de um Espírito se manifestar a um médium. Além dos tipos diversos de mediunidade, há também diversidade quanto ao conteúdo das mensagens.
Isto tudo não esquecendo, é claro, a orientação de um Espírito superior dada ao Codificador:
Com um médium, cuja inteligência atual, ou anterior, se ache desenvolvida, o nosso pensamento se comunica instantaneamente de Espírito a Espírito, por uma faculdade peculiar à essência mesma do Espírito. Nesse caso, encontramos no cérebro do médium os elementos próprios a dar ao nosso pensamento a vestidura da palavra que lhe corresponda e isto quer o médium seja intuitivo, quer semimecânico, ou inteiramente mecânico. Essa a razão por que, seja qual for a diversidade dos Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que este obtém, embora procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal.1
Assim aprendemos que todo médium, sem exceção, interfere de certo modo na comunicação, por isso a necessidade de estudo e de elevação moral do médium.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; afirmando assim aos seus pupilos de Corinto, o apóstolo convidava-os à elevação espiritual, pois se o Espírito comunicante encontrasse condição no medianeiro, poderia confiar-lhe a palavra de sabedoria.
Segundo o dicionário, sabedoria é qualidade de sábio, caráter do que é dito ou pensado sabiamente, acúmulo de muitos conhecimentos2. É também sinônimo de ciência.
Porém, o apóstolo neste texto diferencia a palavra de sabedoria da de ciência.
No capítulo 2 desta mesma carta, ele assim se expressa:
Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.3
Deste modo aprendemos que, por sabedoria quer o autor da epístola expressar o conhecimento do que vem direto da Mente Divina através de Cristo e de Seus prepostos. É o ensinamento superior relativo às coisas do Espírito; e só os que estão em plena harmonia com as questões espirituais podem perceber.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.4
Desta forma, se quisermos receber os ensinamentos superiores vindo diretamente da Alma do Universo, estejamos atentos ao Amai-vos uns aos outros, pois só conhecendo a Verdade Universal do Amor seremos libertos de todas as ilusões materiais.
E a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; se a uns pela sua superioridade espiritual pode ser revelada a sabedoria, a outros nem tanto elevados, mas ainda assim superiores, pode o mesmo Espírito revelar a palavra da ciência.
Por ciência aqui devemos entender então o conhecimento que já pode o homem acessar pelas vias do raciocínio ou da razão. Se a sabedoria vem pelas vias da intuição daquele que já se harmonizou com as leis diretoras do cosmos, esta, a ciência, também é selecionada àqueles de boa elevação espiritual, porém que se acham na fase racional.
Muito podemos descobrir tendo por guia a fé racional, todavia para isso há de o Espírito ter amadurecimento para saber pesquisar usando as faculdades conquistadas pelos caminhos da evolução.
O que Paulo quer mesmo demonstrar com estes versículos que ora estamos estudando é que a todos nós poderão os Espíritos tudo revelar, mas eles o farão de acordo com as possibilidades de cada um. Por isso mais uma vez lembramos a importância do estudo e do constante aperfeiçoamento moral do médium e de todos nós que desejarmos ser, ostensivamente ou não, intermediários entre os dois planos da vida.
...seja qual for a diversidade dos Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que este obtém, embora procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal.5
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.6
1 O Livro dos Médiuns, item 225
2 Dicionário Eletrônico Houaiss
3 Coríntios, 2: 6 a 16
4 Mateus 5:8
5 O Livro dos Médiuns, item 225
6 João, 14: 12

Nenhum comentário: