segunda-feira, abril 30, 2012

Mediunidade e Evangelho - I Coríntios, 12: 2


Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Esta carta que Paulo escreveu aos habitantes de Corinto tinha por finalidade chamar a atenção destes para pontos doutrinários que estavam dividindo a comunidade cristã, e também para instruí-los a respeito de problemas morais e de conduta social.
Gentio é o nome com que era designado todas as nações afora a nação judaica. Os Coríntios eram considerados gentios, pois habitantes da Grécia cultuavam ídolos do paganismo.
Paulo fundara ali uma igreja por volta do ano 52 E. C.; estes, seguidores da doutrina do Cristo, não eram considerados mais por ele como gentios, pois a partir de então eram cristãos.
Neste versículo do capítulo 12 o apóstolo lembra que eles já tinham sido gentios, cultores de vários ídolos, e ídolos mudos, a quem prestavam devoção e eram guiados. Porém, agora a história era outra, a partir do conhecimento do Evangelho deveriam mudar o ângulo de visão, primando todos por uma moral mais elevada e menos escravizante.
Nos dias de hoje, nós espíritas, passamos pelas mesmas dificuldades. Já fomos cultores de vários ídolos e religiões, cuidamos mais da forma do que do conteúdo, das atitudes de aparência do que das que efetivamente nos transformam em seres melhores.
Temos de trabalhar pela verdadeira conversão moral de nós mesmos, todavia sem desprezar aqueles que estagiam em degraus outros da evolução, pois em verdade, povo escolhido são todos os filhos de Deus em quem a Lei do Eterno opera tornando-os perfeitos e libertos.
Trazemos tendências sim de todos os estados por que passamos, mas temos no “gabinete da vontade” a mola indutora de transformação para dias melhores e mais espiritualizados.
Já fomos isto e aquilo, já fomos muito mais do que tudo isso, porém hoje somos espíritas, e temos, conforme orientação do Codificador o dever de realizarmos todos os esforços em favor de uma transformação moral concreta e objetiva.

Nenhum comentário: