quinta-feira, março 07, 2024

Segredos do Apocalipse - Uma Mulher Vestida de Sol

#Pública







Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; 2estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz. (Apocalipse, 12: 1 e 2)

 

Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas;

Um sinal grandioso apareceu no céu; o que é um sinal? É algo que nos chama a atenção, um ponto que indica algum tipo de despertamento.

Às vezes o sinal é periférico, entretanto nos remete a uma realidade mais profunda. Uma febre é um sinal de que algo não vai bem na economia orgânica. De qualquer forma o sinal tem sempre o caráter indutor de despertar em nós algo, que às vezes já era até mesmo conhecido, que, todavia, é percebido em uma nova dimensão.

Em termos de acontecimentos que despertam uma realidade profunda, espiritual, nada é ao acaso, tudo obedece a um planejamento rigorosamente traçado em instancias superiores por elementos competentes dentro do processo. Assim, o verbo "aparecer", aqui, não diz de algo que surgiu fortuitamente, mas de um fato que é fruto de uma elaboração e que em determinado tempo de amadurecimento se faz visível àquele que tem o olhar voltado para a realidade essencial. Um evento que se permite a acontecer, que se permitiu ser visto.

Importante perceber que o sinal aparece no Céu, definindo para nós que toda revelação de base, que nos traga algo de profundidade, vem do Céu para a Terra, e não ao contrário. O mundo verdadeiro é o espiritual, no mundo físico temos, conforme nos diz o autor da Carta aos Hebreus, uma cópia das realidades celestes[1]. E neste passo o médium nos alerta, temos um sinal grandioso, o que importa dizer que devemos dar a ele grande atenção.

…uma Mulher vestida com o sol; esta Mulher tem sido por parte dos estudiosos deste texto identificada de várias formas.

Uns pensam ser a igreja cristã de uma forma geral, outros pensam tratar-se da nação de Israel, há ainda aqueles que supõem tratar-se de uma referência à Maria, a mãe de Jesus.

Não podemos fechar questão, nem negar nenhuma interpretação, todas têm a sua lógica e sua razão de ser, cada uma chama-nos a atenção para determinado ponto da questão.

Podemos ver também nesta Mulher o próprio planeta Terra neste período de transição por que passamos, ela vestida com o sol significando todo envolvimento e dependência de seu Sol como centro irradiador de energia e até mesmo de vida.

A Terra está sempre vestida com o Sol, não pode ser diferente.

Nossa própria individualidade neste período de evolução consciente por estar caracterizada nesta Mulher. O Sol pode representar Jesus, como portador da Luz Maior e da própria Vida – eu sou o caminho, e a verdade, e a vida[2] -, ou mesmo o Evangelho através do qual devemos gravitar.

…tendo a lua sob os pés; a lua neste passo pode simbolizar aqueles que gravitam em torno de nós sofrendo influência e influenciando-nos; de certa forma são mais aqueles nos quais exercemos um maior domínio ou influência – sob os pés.

No encaminhamento evolucional nós recebemos do Alto (Sol), absorvemos a energia, modificamo-la segundo nosso padrão de atuação, e operamos para baixo auxiliando a outros que estão na retaguarda (Lua). Em qualquer faixa evolutiva sempre temos um Sol irradiador acima de nós e uma Lua, abaixo, representando aqueles que orbitam em nossa faixa num quadro de dependência maior. Percebamos com atenção que se quisermos exercer bem o nosso papel diante daqueles que precisam de nós temos de estar vinculados e ajustados àqueles que nos são superiores representando uma maior porção da Vida Essencial. Temos aí nossa dependência de Deus, de Seu Cristo, e até mesmo dos Espíritos a Eles ajustados.

Dentro da lógica desta Mulher representar nosso planeta, a Lua a seus pés significa seu próprio satélite que conforme o avanço da ciência e da tecnologia espacial vai ficando cada vez mais próxima de nós. Até do ponto de vista literal o homem da Terra já pôs nela os seus pés.

…e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; no plano cósmico esta coroa de doze estrelas pode significar astros que influenciam mais diretamente nosso orbe e a nossa vida nele. A astrologia bem estudada e a astronomia como ciência que observa o espaço sideral e os corpos celestes podem disto nos dar notícias.

O número doze já exaustivamente citado e estudado nestas linhas dá o sentido de universalidade e de grandeza desta influência exercida.

Em nosso plano de evolução pessoal esta coroa de doze estrelas sobre a cabeça simboliza os Espíritos superiores a nos influenciarem e ajudarem em nosso progresso. Sobre a cabeça nos dizendo de uma atuação mental e importante.

Todo plano de envolvimento mental de assimilação de influências pode estar aí envolvido. Há interdependência em todas as relações.

Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

"Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem."[3]

…estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz

…estava grávida e gritava; temos aqui um plano conceptivo. Toda vez que entramos em contato com um novo conhecimento, ou um novo valor, instaura em nós um plano de concepção. Às vezes ele é muito sutil, vai passar por um longo período de maturação – gestação -, mas um dia se concretizará e dará seus frutos; eis o nascimento.

Temos aqui uma mulher grávida e que gritava, o que define que o período de gestação já estava adiantado, já quase à hora de dar à luz.

Relacionando ao tempo pelo qual passamos, podemos ver aí nosso planeta gestando uma nova humanidade em padrões mais avançados de espiritualidade e de uma moral mais ajustada às Leis Universais.

Trata-se de um quadro sintomático deste período de transição em que a humanidade da regeneração já está próxima de nascer.

Ela gritava, um grito de dor, pois estava entre as dores do parto.

Há enorme dificuldade neste momento, pois é preciso realizar um processo de desvinculação. Deve-se abandonar o velho e tomar posse do novo. Este não é um exercício fácil, haja visto que ele tem de iniciar no íntimo, ser trabalhado no plano mental e dar frutos através de atitudes correspondentes. Não há espaço para saudosismos, há o imperativo de nascer para uma nova realidade, nascimento este que pressupõe morte, morte do velho, daí os gritos, as dores e o sofrimento de um modo geral.

No plano pessoal isto se dá com uma clareza enorme, estamos gestando o homem novo, este processo iniciou para cada um num momento de lampejo consciencial. O conhecimento do Evangelho pode ter sido o elemento fecundador, vários sinais vieram e auxiliaram no processo de fertilização. Chega um tempo em que a criança deve nascer, e no plano dos conceitos e do novo comportamento há que se quebrar paradigmas, derrubar estruturas solidamente construídas com o desenvolver dos tempos.

Há além de todas as dificuldades do rompimento com este estado que até então era de comodidade e segurança uma preocupação com o filho emergente, será que ele resistirá aos apelos do mundo? Como ele vai ser recebido? Como alimentá-lo? Além das dores físicas do processo, pois ainda estamos num mundo material, todas estas ansiedades são produzidas no íntimo desta Mulher que grita e que representando nosso orbe em transformação ou nossa própria intimidade ansiando pelo Filho do homem que emerge de si.

Ela se vê atormentada para dar à luz.

Este tormento não é difícil de perceber atualmente. Sociologicamente estamos passando por um período de grandes transformações. Estas mudanças são altamente positivas, entretanto requerem sacrifícios, novas posturas, adaptação; tudo isso pode ser e quase sempre é, gerador de dores.

Até pouco tempo atrás as indústrias e o comércio tinham uma visão essencialmente voltada ao produto, vendê-lo era o que mais importava, desta maneira treinava seus funcionários para que isto fosse feito a qualquer custo. Hoje a visão não é mais a mesma, a proposta atual é voltada para o cliente. Não existe mais a ideia de simplesmente vender, mas de atender bem ao cliente e as suas necessidades. Nas grandes empresas hoje não é mais trabalhada a técnica de mentir para vender, a transparência tem que estar sempre presente nos negócios para que o cliente fique satisfeito e assim crie entre as partes uma relação mais duradoura e de fidelidade. Chama-se isso de sustentabilidade dos negócios.

Além disso temos uma preocupação social envolvida, preocupa-se com o bem-estar não só dos clientes, mas do quadro de funcionários, da família e da sociedade de um modo geral, fazendo com que a sustentabilidade se estenda do planos dos negócios, para um plano de satisfação de todos envolvidos no processo inclusive com uma forte preocupação com o meio ambiente.

O que no princípio era tratado ao nível de marketing hoje virou necessidade para que a empresa sobreviva. Não é uma mudança de paradigma? Não é uma nova humanidade que está sendo concebida? Veja que tocamos apenas em um ponto, todavia se estivermos atentos vamos perceber inúmeros outros que mostram a evolução moral do planeta e o seu encaminhamento para o mundo de regeneração que é o que está em foco nesta grávida atormentada para dar à luz.

 



[1] Cf. Hebreus, 9: 23

[2] João, 14: 6

[3] (KARDEC, O Livro dos Espíritos. 50ª ed. 1980), Questão 459


Leia também (clique no Link ao lado):   O Cavalo Branco do Apocalipse

                                                             O Primeiro Selo

                                                      

Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho


Se você quiser fazer um "Teste Drive" do Livro Segredos do Apocalipse, acesse: https://abrir.link/MUHlT



Disponível também em:

Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH
lojanovosrumos.com.br



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando:  https://youtu.be/H4zb3t9wPYo?si=5IdAvvk1nFTCy1Pp

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com
Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu

Nenhum comentário: