quinta-feira, março 14, 2024

Segredos do Apocalipse - O Grande Dragão

#Pública





 

3Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças sete diademas;4sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho, tão logo nascesse. 5Ela deu à luz um filho, um varão, que irá reger todas as nações com um cetro de ferro. Seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. (Apocalipse, 12: 3 a 5)

 

Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças sete diademas;

…Apareceu então outro sinal no céu; temos aqui outro sinal no céu, é importante percebermos este termo "outro", pois trata-se de um sinal diferente, oposto ao anterior.

Se a Mulher trazia todo um sentido de positividade, de Bem, de algo ligado a Cristo, temos neste outro sinal algo de valor oposto. Está em foco a negatividade, o mal, o anticristo.

…um grande Dragão; nos escritos judaicos este Dragão simboliza Satanás. O próprio Apocalipse no nono versículo deste capítulo diz tratar-se da antiga Serpente.

Portanto temos aqui uma simbologia que nos remete a tudo o que fizer oposição a Deus.

Se Ele é amor, o Dragão é ódio; se o primeiro representa o Bem, o segundo o mal.

Os líderes espirituais do mal que se encontram nos abismos do mundo inferior, eles mesmos se denominam dragões. Está implícito aqui também, e não se assustem, todos os componentes de negatividade encontrados em nosso psiquismo e que foram trabalhados no tempo através de nossas transgressões. Daí o temor que muitas vezes temos destas figuras, pois elas encontram ressonância em nossa intimidade.

…cor de fogo; vermelho. É a cor que simboliza o pecado, a guerra. É também a cor da terra e neste sentido podemos tê-la como símbolo do humano em oposição ao espiritual. Não podemos deixar de comentar que o nome do primeiro humano, Adão, em hebraico é sinônimo de vermelho, em grego quer dizer "terra vermelha". Portanto, é a figura do que insiste em ser humano, por rebeldia, em oposição ao progresso de sentido espiritual.

…com sete cabeças; o sete é um número que sempre se repete no Apocalipse, já comentamos a respeito, tem o sentido de totalidade, perfeição. Cabeça é símbolo de inteligência, sabedoria. Isto diz de uma sabedoria ampla que possui o Dragão, porém trata-se de uma sabedoria, de uma inteligência, sem o devido suporte do sentimento.

Quando lemos as obras mediúnicas que tratam do tema dos abismos infernais tomamos conhecimento de Espíritos caídos no mal e que têm grande poder e domínio na área da inteligência e do conhecimento, porém sem a iluminação do Cristo. São, segundo eles mesmos se denominam dragões[1].

Segundo nota do autor espiritual André Luiz estes Espíritos se assemelham a muitos homens representativos do mundo, obcecados pelos desvarios da inteligência.[2]

Dissemos anteriormente que a evolução se encaminha por ciclos setenários. Quando vencemos a sétima fase de um ciclo abre-se uma nova voluta da espiral e inicia outro ciclo, como na escala musical em que a oitava nota é a mesma que a primeira numa dimensão diferente. São assim ciclos abertos que nos projetam sempre para frente e para o alto. Porém isto se dá numa evolução natural pelas linhas do progresso. Este sete aqui representa um ciclo fechado que gira em torno de si mesmo, nos orientam os Espíritos guias que o mal é sempre um ciclo fechado, só o Bem sob a direção do Cristo nos abre a possibilidades evolutivas que nos permitem gozar paz, saúde, e felicidade, através de um encaminhamento espiritual seguro.

…e dez chifres; chifres é representação de poder; são eles também instrumentos de defesa e de ataque. O dez é um número que expressa também um certo tipo de totalidade, porém do ponto de vista humano. É o número da vida secular, representa também um conhecimento amplo, todavia, conhecimento humano.

Deste modo temos que um símbolo completa o outro. Existe neste Dragão, figura de Satanás, que literalmente significa adversário, várias características: grande conhecimento, sabedoria, poder, boa capacidade de defender e de atacar, porém tudo ligado ao mundo, Jesus disse a respeito tratar-se do "príncipe deste mundo".

Não esqueçamos que como comentamos várias vezes, nestes dias em que vivemos estamos em plena batalha espiritual. Batalha esta que se trava sutilmente em nosso dia a dia, onde nossas escolhas definem a quem nos associamos. Ao supervalorizarmos as questões seculares em detrimento dos bens espirituais é a estas forças satânicas que estamos alimentando. Já nos ensinou o Cristo:

Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.[3]

Não podeis servir a Deus e a Mamom.[4]

…e sobre as cabeças sete diademas…; diadema é um ornamento real, coroa. É símbolo de governo, poder, autoridade.

Não há nada de mal no diadema, no capítulo dezenove vamos ver que Cristo se apresenta com muitos diademas sobre a cabeça[5].

O que importa é que tipo de poder é referido; o de Cristo é dado por autoridade moral, evolução espiritual, o de seu adversário diz de poder transitório fundamentado em interesses e valores humanos. Enquanto o do Cristo é conquistado com amor, verdade e bondade, o de seu adversário e pautado no engano, na mentira e na maldade.

A reflexão que devemos fazer é: que tipo de valor temos buscado? O poder é algo que nos fascina, entretanto, que tipo de poder temos desejado? O de Cristo ou o do mundo? Como tem sido a nossa busca, que tipo de investimento temos feito para atingirmos nosso fim? Tudo isto deve ser pensado por cada um de nós que elegeu a vida como proposta reeducativa para o Espírito.

…sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho, tão logo nascesse.

…sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. Toda esta simbologia apocalíptica é extremamente desafiadora, entretanto, se tivermos cuidado e discernimento vamos ver que existe grande lógica em toda narrativa.

A cauda do Dragão que podemos entender como sua parte traseira, posterior, pode nos dizer daqueles valores cultivados que nos prendem à retaguarda. São assim, nossos sentimentos inferiores que nos prendem ao mundo transitório. Egoísmo, orgulho, sagacidade, mentira, tudo isto e muito mais está presente aí na cauda deste Dragão.

O que nos diz o texto bíblico?

cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.[6]

Deste modo, esta cauda do Dragão arrasta, nos tem arrastado e arrastará até que transformemos nossos sentimentos dando a eles um padrão moral superior.

Por estrelas do céu aqui podemos entender os Espíritos, os seres inteligentes da criação[7], a individualidade criada. São do céu porque seu mundo original é o mundo espiritual.

Qual o fim objetivado com a reencarnação? Perguntou Allan Kardec aos Espíritos[8].

"Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?" Responderam eles.

Concluímos que os Espíritos reencarnam porque são imperfeitos, porque têm de progredir, têm de melhorarem-se.

Portanto, é devido aos sentimentos inferiores, ao padrão moral negativo que reencarnamos. É isto que este versículo quer dizer.

A cauda do Dragão que simboliza nossos sentimentos inferiores arrastou um terço das estrelas do céu – que são os Espíritos - para a Terra, ou seja, para o mundo físico através da reencarnação.

Um terço pode ser uma figura para um grande número sem quantificação, ou seja, nestes dias finais deste ciclo planetário, ciclo este que iniciou nos meados do século XX, houve uma verdadeira invasão dos Espíritos em nosso mundo físico devido a necessidade evolutiva destes visando uma tomada de decisão com finalidade de definirem sua vida futura, se no planeta regenerado ou não. Como comprovação desta tese basta ver o aumento da população planetária nestas últimas décadas.

Sabemos que a população planetária nas duas dimensões, física e espiritual, é de aproximadamente vinte e quatro bilhões de Espíritos. Algumas décadas atrás tínhamos três bilhões de Espíritos encarnados, o que significava um percentual de um para sete, ou seja, para cada Espírito encarnado existiam sete desencarnados. Hoje temos sete bilhões de encarnados e não demora muito teremos oito bilhões, que é justamente o que diz o texto, um terço das individualidades – estrelas do céu – trazidas para o mundo físico arrastadas pela cauda do Dragão, ou seja, pelas imperfeições humanas.

O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho, tão logo nascesse. Não é difícil a interpretação desta parte do versículo.

Para tal vamos fazer uma reciclagem dos personagens aqui citados e da simbologia que eles representam.

Dragão - forças do mal.

Mulher – Espírito consciente que realiza sua evolução gestando em si um novo ser.

Filho – é este novo ser, Nova Criatura de Paulo; filho do Homem conforme designação de Jesus.

Pode-se ver ainda a Mulher como o próprio planeta Terra e o filho que está sendo gestado como a nova humanidade emergente que habitará o orbe na regeneração.

Nesta guerra espiritual que está sendo travada nestes dias, as forças do mal não têm nenhum interesse que esta nova humanidade surja, ou que nós, cada um de nós, transformemo-nos a ponto de darmos à luz esta Nova Criatura que tendemos a ser sob a direção de Cristo.

Este é o quadro visto pelo médium de Patmos definindo uma profecia muito pertinente ao nosso tempo.

Atualmente, o Dragão está diante da Mulher. Não são poucas as insinuações que vêm do plano espiritual inferior com o nome sexualidade irresponsável, consumo de drogas por nossas crianças e adolescentes – aqui incluindo bebida alcoólica e cigarro -, separação de famílias, entre outras. Os veículos para que isto se dê são os mais nobres: novelas televisivas, músicas, revistas, propagandas etc.

Nosso espaço aqui é curto para desenvolvermos tal tema com o carinho e a atenção que ele merece, já que se trata de tema fundamental para a evolução do Espírito que caminha para um momento decisivo de sua história. Fica aqui o alerta, que nossos leitores pensem cuidadosamente sobre isto e sobre o tempo pelo qual passamos. Estamos no limiar de uma nova era, que, entretanto, pode representar para muitos que não se ajustarem aos desígnios superiores um reciclar de experiências de consequências dolorosas.

O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho; cabe a cada um de nós um papel de suma importância nesta que é a nossa história, desativar os componentes que alimentam o Dragão que são os que nos prendem à retaguarda, ou deixar que ele devore nosso filho, a Nova Criatura que gestamos e que precisa de muito cuidado para poder vencer as armadilhas da maldade ainda reinante em nosso meio.

Ela deu à luz um filho, um varão, que irá reger todas as nações com um cetro de ferro. Seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono…

Ela deu à luz um filho, um varão, que irá reger todas as nações; temos aqui uma referência clara ao nascimento de Jesus e sua presença no orbe como o Messias tão cantado nos textos do Antigo Testamento. A ideia presente é justamente esta a de um Rei que governaria todas as nações em nome de Deus.

Nós muitas vezes criticamos o povo judeu por não ter aceitado Jesus como Messias devido a Ele não ter naquele momento se comportado como Rei e libertado Israel conforme constava nas profecias. Todavia, nós mesmos até hoje aguardamos este Rei-Jesus para solucionar todos os nossos problemas, dores, e ansiedades, como alguém de fora que tirasse com a mão nossos dissabores.

Já reencarnamos várias vezes, em muitas escolas religiosas, entretanto a expectativa é a mesma, que o Messias venha e nos salve, quando a Vontade de Deus é que Ele nasça em nossos corações e assim realize nossa salvação.

O que temos que ler neste verso é a concretização do plano de concepção iniciado com a gravidez da Mulher. Nosso sentimento está gestando este novo ser, já dissemos, aqui o médium teve a visão de seu nascimento.

Primeiro ele – o filho - vem no plano dos conceitos, como Jesus que veio nos ensinar o caminho da libertação. Depois ele tem de realizar-se em nós através de nossa efetiva mudança nos plano dos sentimentos e como consequência, das atitudes.

Este varão nascido é forte, pois se fundamenta na Lei de Deus, ela o alimenta, protege e dá vida, assim ninguém pode retirá-la. Por isso ele irá reger todas as nações. Ou seja, anteriormente era plano de conceitos, ideias, agora é reger, o que significa plano operacional. O original grego diz pastorear, apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas.

As nações representam nossos sentimentos atrasados, pagãos, hedonistas. Os sentimentos não deixarão de existir, simplesmente eles serão transformados, tornados nobres, pois regidos pelo Cristo numa conexão ampla com Deus. A paixão que Saulo tinha por Moisés, não morreu com sua conversão, simplesmente tomou outra direção: Jesus; assim ele, como Paulo, o apóstolo, realizou maravilhas… Quando Jesus nos orienta a sermos prudentes como a serpente, ele não está dizendo para sermos prudentes sob a orientação da Serpente, ele mostra-nos uma positividade dela que devemos ter sob a orientação de Deus.

… com um cetro de ferro. Temos uma pista sobre esta expressão no próprio Apocalipse no décimo nono capítulo:

Da sua boca [de Cristo] sai uma espada afiada para com ela ferir as nações. Ele é quem as apascentará com um cetro de ferro[9].

Os ensinamentos do Cristo ferem as nações, as incomoda, despertam-nas para a verdade. Ele as apascentará, nutrirá, cuidará delas… Veja aqui o sentido deste "reger". Ele expressa um ato de administrar com firmeza, por isto cetro de ferro, porém com uma determinação fundamentada na autoridade.

Quando Jesus terminou o Sermão do Monte, o evangelista narra que as multidões ficaram maravilhadas com a Sua doutrina:

 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.[10]

Por que autoridade? Porque Ele vivenciava o que ensinava; tratava-se de autoridade moral.

Portanto, reger com cetro de ferro expressa uma administração firme, porém fundamentada no amor e na grandeza moral.

É importante este destaque, pois muitas vezes usamos o Evangelho para justificar nossas posições de ira e violência na administração de nossas vidas. Será que já possuímos como Jesus Amor e Autoridade moral para assim procedermos?

Seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono…; este trecho do versículo contém ensinamento de grande profundidade.

Quando Paulo diz que não somos justificados pelas obras, em hipótese nenhuma ele está condenando-as, e nem mesmo dizendo serem elas desnecessárias. A mensagem é que não é a obra em si que redime a criatura, mas a consequência dela em nosso íntimo.

Expliquemos melhor. A obra é essencial, mas o que torna justa a alma para Deus é a transformação ao nível dos sentimentos que a criatura realiza quando opera no Bem. O Ser se autoilumina, torna-se bom, homem de bem. E é isto que o redime, o salva.

O versículo que comentamos diz …seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono…

O filho como já comentamos é justamente este sentimento novo que nasce em nós, a Nova Criatura. Ele foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono, isto é, foi elevado a uma condição divina, a uma identidade com o sentimento do Criador.

É isso que está implícito aqui, a identificação de nosso sentimento com o sentimento divino; através dele participamos da natureza de Deus, que é também a natureza de Cristo. Como já foi dito nesta própria Revelação em versículo já comentado:

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.[11]

O que já fora dito pelo próprio Jesus e anotado por este mesmo evangelista:

a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós.

…eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam perfeitos na unidade[12]

 Texto extraído do Livro:



Se você quiser fazer um "Teste Drive" do Livro Segredos do Apocalipse, acesse: https://abrir.link/MUHlT


[1] Para maiores esclarecimentos sugerimos a leitura do livro Libertação do Espírito André Luiz sob a psicografia de Francisco Cândido Xavier, notadamente o oitavo capítulo.

[2] F. C. XAVIER / André Luiz (Espírito) 1949, Cap. 8

[3] Marcos, 12: 17

[4] Mateus, 6: 24

[5] Apocalipse, 19: 12

[6] Tiago, 1: 14

[7] (KARDEC, O Livro dos Espíritos. 50ª ed. 1980), Questão 76.

[8] Idem, questão 167.

[9] Apocalipse, 19: 15

[10] Mateus, 7: 29

[11] Apocalipse, 3: 21

[12] João, 17: 21 e 23


Leia também (clique no Link ao lado):   O Cavalo Branco do Apocalipse

                                                             O Primeiro Selo                       


Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho

Disponíveis também em:


Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH
lojanovosrumos.com.br



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando:  https://youtu.be/H4zb3t9wPYo?si=5IdAvvk1nFTCy1Pp

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com
Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu

Nenhum comentário: