quarta-feira, março 20, 2024

Sabedoria de Tiago - Praticantes da #Palavra

#Pública




 


 
Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando- vos a vós mesmos! Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se a um homem que, observando o seu rosto no espelho. (Tiago, 1: 22 e 23)



Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!


Após a compreensão do exposto acima é preciso aprofundarmos nosso entendimento para que não sejamos iludidos.

A Palavra, que era divulgada oralmente, significando a vivência evangélica, é perfeita, disso não temos dúvida.

Porém para que ela possa cumprir o seu objetivo, reeducação da criatura para Deus, ela tem que ser por nós praticada.

Tornai-vos praticantes da palavra diz o apóstolo, isso significa que ela encontrando ressonância em nossos corações, deve tornar instrumento operacional de iluminação própria.

Neste sentido entendemos que a fé sem obras é morta como vai propor o autor desta carta. É que não seremos salvos simplesmente por crermos em Jesus, mas por fazermos Dele um modo de vida.

Não é Cristo que salva em sua feição exterior - como se uma atitude Dele pudesse nos redimir - mas a cristianização de nós mesmos.

O texto é claro e não deixa dúvidas, não podemos ser simples ouvintes da Palavra, é preciso que ela entre em nós, e saia de nós através de atitudes renovadas. Sendo que estas atitudes renovadas devem ser a expressão do bem em todos os momentos de nossa vida. Não só nos meios religiosos a que nos vinculamos, mas no dia a dia, nas movimentações comerciais, na vivência do lar, no relacionamento com os desafetos.

…se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.[1]

Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?[2]

Se assim não fizermos, ou seja, se através da mensagem do Cristo não nos melhorarmos, de nada adiantará a nossa fé, estaremos enganando-nos a nós mesmos.

É o que tem acontecido há dois mil anos. Temos usado a literatura evangélica e as palavras do Doce Rabi Galileu para justificarmos nossas posições marcadas pelo interesse pessoal, achando com isso que por estarmos evocando Jesus ou suas lições estamos nos candidatando a dias melhores.

Tiago é claro: estamos enganando a nós mesmos.

Ao que podemos simplesmente dizer: até quando?

Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se a um homem que, observando o seu rosto no espelho, se limita a observar-se e vai-se embora, esquecendo-se logo da sua aparência.

Já dissemos que esta carta lembra em muitos aspectos o Sermão do Monte proferido por Jesus. Tiago retoma aqui o tema ensinado por Jesus e que Mateus anotou no capítulo 7 de seu Evangelho.[3]

Ele mesmo, Tiago, irá ampliar estas anotações no capítulo dois desta mesma carta, o que comentaremos em tempo oportuno.

Pela tradição hebraica é pela Palavra que Deus se revela, dabar é a ação criadora de Deus.

Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca.[4]

Por suas palavras o Senhor fez suas obras e a criação obedece à Sua vontade.[5]

O termo hebraico Torah que foi vertido para o nosso português por lei, na realidade quer dizer instrução. A Torah é a Instrução de Deus através da Palavra. Se o Antigo Testamento é a Palavra de Deus revelada, o Novo Testamento representa a Palavra de Deus vivenciada. Por isso há tantas indicações nos textos da Boa Nova quanto à necessidade de vivenciarmos as lições como Jesus fez. Aliás, foi Ele mesmo quem falou:

Não cuideis que vim destruir a lei [Torah] ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.[6] (Grifo nosso)

Deste modo, Tiago vem mais uma vez reafirmar a necessidade da coerência entre palavras e ações na vida do cristão. Para tal ele usa mais uma vez do artifício da parábola:

…aquele que ouve a Palavra e não a pratica assemelha-se a um homem que, observando o seu rosto no espelho…

Ou seja, ele vai comparar o ato de ouvir a palavra sem a devida prática a um homem que observa-se no espelho sem aprofundar-se no conhecimento de si mesmo, o que é o mais importante.

Temos neste exemplo a imagem do homem atual. É superficial aos extremos. Tem cuidado de sua aparência física observando os rigores da estética, cuidando de sua apresentação através de belas roupas, de exercícios físicos com objetivo de aparência, etc.. Para que tudo isso possa ser possível investe a maior parte de seu tempo na conquista de cargos e posições que lhe facultem poder financeiro.

Este homem, que denominamos "homem em duas dimensões", pois vive da imagem, domina todo o exterior, já conhece até mesmo outros planetas. Todavia, será que tem meditado sobre a sua própria intimidade? A lição do autoconhecimento é mais antiga que a do Evangelho. Talvez por ser uma necessidade para o cumprimento deste, veio antes através da proposta socrática. E podemos dizer que ela é ainda anterior a este sensível filósofo grego que a divulgou, pois ela lhe foi dada no templo de Apolo em Delfos, ou seja, já existia anteriormente.

Muitas vezes em nossa vida temos ouvido, aliás, há inúmeras coisas a se ouvir, mas importa notarmos, a o que temos dado atenção?

Praticar nós sempre praticamos alguma coisa, mas a que temos vinculados nossas atitudes? A um Reto Agir, ou a um modo de comportar-se profano? O que tem nos atraído? Voltamos a repetir… É que a didática do Evangelho usa repetição como forma de ensinar, uns aprendem de um modo, outros de outro, há sempre a oportunidade de aprendizagem para todos.

Através do rosto o homem se expressa, diz o que ele possui dentro. Porém, esta pode ser uma manifestação falsa, pois com o decorrer de nossa vida, devido a uma direção errada dada ao nosso processo evolucional, aprendemos a arte de enganar, de fingir, e através do rosto passamos quase sempre a imagem que queremos que os outros percebam, e não o que realmente somos.

Por isso o apóstolo chama a atenção para o perigo de quem quer que seja de olhar somente a face sem aprofundar a sua pesquisa no que vai dentro de si mesmo.

Estes elementos que assim agem são os seres periféricos que só cuidam da aparência, e as estes compara aquele que se torna somente ouvinte da Palavra sem preocupar-se com a sua prática.

A expressão se limita a observar-se, diz bem desta atitude cômoda da criatura sem maior comprometimento de realmente perquirir-se objetivando uma transformação de maior importância.

O Evangelho bem meditado leva a esta reflexão mais aprofundada, todavia nem todos estão preparados para deste modo fazerem, muitos por este motivo cuidam de outros assuntos ou tratam-no só na periferia e assim fazendo fazem como aquele que a carta diz:

 …e vai-se embora, esquecendo-se logo da sua aparência; o ir embora representando a atitude de esquecimento das lições da Boa Nova e o cuidado de outros assuntos que mais importam no momento para o progresso no mundo.

Sempre voltamos ao Evangelho em nossas movimentações na área da religião, por isso escolhemos hora e local que melhor nos agradam para nossas incursões nas atividades religiosas, porém, quando passa este momento, vamos embora a cuidar de nossos interesses mais imediatos conforme o convite de Mamon.

Assim faz todo aquele que esquece de sua aparência não a levando em conta, com importância, como instrumento valioso objetivando sua transformação moral.



[1] Mateus, 5: 20

[2] Idem, 5: 46

[3] Cf. Mateus, 7: 24 a 27

[4] Salmo, 33: 6

[5] Eclesiástico, 42: 15

[6] Mateus, 5: 17



 Texto extraído do Livro: "Sabedoria de Tiago" (ainda não publicado)


Se você quiser fazer um "Teste Drive" do Livro Jesus Terapeuta, acesse: Jesus Terapeuta - E_Book






Leia também (clique no Link ao lado):   Sabedoria de Tiago - Irmão do Senhor?

                                                             O Inferno Não É Para Sempre                       


Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho

Disponíveis também em:


Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH
lojanovosrumos.com.br



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando:  https://youtu.be/H4zb3t9wPYo?si=5IdAvvk1nFTCy1Pp

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho o Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação" (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
espiritismoeevangelho.blogspot.com
Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu

Um comentário:

Aviator disse...

Sua postagem é um exemplo radiante de brilho! Perspicaz, bem articulada e verdadeiramente valiosa. Obrigado por compartilhar sua perspectiva. Mantenha-se à frente da competição com estratégias avançadas do nosso blog sobre o Aviador.