#Pública
Tem-nos sido perguntado por que Jesus secou a figueira (Marcos 11:13-14; Mateus 21:19) se "não era tempo de figos". Para entender isso, é preciso considerar algumas questões:
- Jesus encarnou para nos trazer um novo ensinamento. Muitas vezes, para nos tirar da zona de conforto, é necessário algo marcante. Jesus fez isso, e é tão claro que até hoje estamos analisando esta e outras passagens, muitas vezes sem as compreender totalmente.
- A figueira é uma das árvores que simbolizam o povo de Israel, junto com a videira e a oliveira. A nosso ver, a "figueira" representa o Israel da lei mosaica. Jesus veio cumprir a lei, mas também nos trouxe algo além…
Nos primeiros movimentos do Gênesis, quando Adão e Eva desobedeceram à ordem divina e comeram da "árvore do conhecimento do bem e do mal", eles perceberam que estavam nus (Gênesis 3:7). Em seguida, fizeram aventais com "folhas de figueira". Após um diálogo consciencial com Deus, Ele fez para eles "túnicas de peles e os vestiu" (Gênesis 3:21).
Podemos ver neste símbolo a prefiguração do sacrifício de Jesus. A "pele" é tirada do animal após sua morte (sacrifício do Cordeiro que se deixou imolar). A "folha de figueira", ou a "figueira" em si, representa a lei, que cobre a transgressão, mas não a elimina. O sacrifício de Cristo, que significa o sacrifício de si mesmo e dos interesses pessoais, representa o amor. O amor cobre a multidão de pecados (1 Pedro, 4: 8).
Assim, o que Jesus ensinou com "a Parábola da Figueira Seca" é que Ele espera de seus seguidores a vivência do amor, o qual é o remédio para os males da alma, a Verdade que liberta. A figueira, ou a lei, representa justiça; a pele, ou a entrega de si mesmo, representa o amor. A justiça é o "fruto na época dele"; o amor é o fruto sempre, fora de época. O amor não é um fruto merecido; quando merecemos e recebemos, é justiça. O amor transcende, vai além… no tempo e no espaço.
Deus é amor, Jesus é o plano operacional do amor de Deus. Se quisermos completar esta trindade, temos que amar. Não foi por outro motivo que Kardec, sob inspiração do Espírito de Verdade, nos orientou:
"Fora da Caridade Não Há Salvação" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV).
Se você gostou desta publicação gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho no Miudinho
Disponíveis também em:
https://www.institutodesperance.com.br/ ou acesse agora o E-book Segredos do Apocalipse (faça uma avaliação) pelo QR Code Abaixo:
Para os evangelistas Jesus era o personagem mais importante de toda história judaica, por isto, dois deles (Mateus e Lucas) traçam sua genealogia como era tradicional na literatura hebraica (Cf. Gn 5:1, Gn 10:1, Gn 11:10, Gn 11:27, 1 Crônicas, 1 a 8). espiritismoeevangelho.blogspot.com |
Visite o Blog Gênesis à Luz da Doutrina Espírita.
Estudo do Livro Gênesis tendo por base os ensinamentos da Codificação Espírita e a Obra de Francisco Cândido Xavier bit.ly |
Nenhum comentário:
Postar um comentário