segunda-feira, agosto 20, 2012

Mediunidade e Evangelho - Corpo Vários Membros (1 Coríntios, 12: 14 e 15)


Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Toda doutrina tem os seus princípios que lhe dão sustentação. Estes são muito importantes, pois se assim não for a doutrina fica sem consistência e de fácil oposição. Todavia, todo conjunto de princípios tem um objetivo primordial, senão, qual o objetivo de sua existência?
Com a Doutrina Espírita não é diferente, todos temos no estudo de seus princípios fundamentais um dever, para que possamos ser coerentes em nosso modo de expressar. Assim, Deus, Espírito, perispírito, mediunidade, reencarnação entre outros são temas constantes de nossas meditações e pesquisas como sendo, no dizer de Paulo, os órgãos formadores do corpo doutrinário que o Codificador denominou Espiritismo.
Se é justo assim proceder, não podemos esquecer do objetivo primordial da doutrina que abraçamos que é a efetiva educação do Ser em sua integralidade; isto é, matéria e espírito, buscando desenvolver em cada um os potenciais latentes de moral superior fundamentada no Evangelho do Cristo. Isso que a nova psicologia espírita tem chamado de “autoiluminação” é de fundamental importância para todos conforme expressam os Espíritos codificadores na questão 132 de O Livro dos Espíritos: “Deus lhes impõe [aos Espíritos] a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.”
Se tudo isso é essencial a nortear os estudos dos “discípulos de Kardec”, faz-se ainda mais imperioso a busca da vivência de toda essa proposta filosófica, pois somos sem dúvida os que hoje mais temos compromisso com o “ide e pregai o Evangelho...” a todas as criaturas. Tal ocorrência só terá verdadeira autoridade se fundamentada no exemplo edificante.
Portanto, se juntos devemos manter a harmonia dos princípios evangélicos, porque também o corpo não é um só membro, mas muitos, não esqueçamos a orientação do próprio discípulo de todas as gentes:
A cabeça de todo homem é Cristo… e a cabeça de Cristo é Deus. Todo homem que ore ou profetize com a cabeça coberta desonra a sua cabeça.1
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
O corpo é o veículo de manifestação do Espírito imortal. Cada membro dele tem a sua importância dentro da proposta reeducativa do ser.
O pé é um membro voltado à segurança na movimentação, ele dá direção ao caminhar. A mão por sua vez é importantíssima na realização de um trabalho mais produtivo. Um corpo sem mão pode movimentar-se para lá e para cá sem dificuldades, mas terá algum impedimento na operacionalização de certos serviços. Por sua vez, um corpo sem pé poderá muito produzir nos estado de quietude, todavia, muitas serão as complicações no serviço do deslocamento.
Assim, em um organismo perfeito tudo tem a sua finalidade visando a produtividade harmoniosa, todos pertencem ao mesmo organismo e nenhum tem maior mérito do que o outro.
O que será de um grupo de trabalhadores espíritas onde só houver médiuns voltados para a cura? E se em outro grupo só houver expositores da mensagem doutrinária?
Deste modo, dos elementos ligados à faxina (sem a qual não pode haver o recebimento dos necessitados), até o mais sábio tarefeiro das questões últimas da vida, ninguém pode abrir mão de sua função e todos devemos trabalhar com alegria e reconhecimento, pois juntos formamos um só corpo e a dirigir esse corpo um só Espírito: O Espírito Verdade.
1 I Coríntios, 11: 3 e 4

Nenhum comentário: