Porque a um, pelo
Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo
Espírito, a palavra da ciência...
Há
diversas formas de um Espírito se manifestar a um médium. Além dos
tipos diversos de mediunidade, há também diversidade quanto ao
conteúdo das mensagens.
Isto tudo
não esquecendo, é claro, a orientação de um Espírito superior
dada ao Codificador:
Com um médium, cuja inteligência
atual, ou anterior, se ache desenvolvida, o nosso pensamento se
comunica instantaneamente de Espírito a Espírito, por uma faculdade
peculiar à essência mesma do Espírito. Nesse caso, encontramos no
cérebro do médium os elementos próprios a dar ao nosso pensamento
a vestidura da palavra que lhe corresponda e isto quer o médium seja
intuitivo, quer semimecânico, ou inteiramente mecânico. Essa a
razão por que, seja qual for a diversidade dos Espíritos que se
comunicam com um médium, os ditados que este obtém, embora
procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à forma e ao
colorido, o cunho que lhe é pessoal.1
Assim
aprendemos que todo médium, sem exceção, interfere de certo modo
na comunicação, por isso a necessidade de estudo e de elevação
moral do médium.
Porque
a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria;
afirmando assim aos seus pupilos de Corinto, o apóstolo convidava-os
à elevação espiritual, pois se o Espírito comunicante encontrasse
condição no medianeiro, poderia confiar-lhe a
palavra de sabedoria.
Segundo o
dicionário, sabedoria é qualidade de sábio,
caráter do que é dito ou pensado sabiamente, acúmulo de muitos
conhecimentos2.
É também sinônimo de ciência.
Porém, o
apóstolo neste texto diferencia a palavra de
sabedoria da de
ciência.
No capítulo 2 desta mesma
carta, ele assim se expressa:
Todavia, falamos sabedoria entre os
perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes
deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus,
oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para
nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu;
porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não
viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são
as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o
Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do
homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também
ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o
Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que
nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com
palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo
ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as
coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de
ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor,
para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.3
Deste modo aprendemos que,
por sabedoria quer o
autor da epístola expressar o conhecimento do que vem direto da
Mente Divina através de Cristo e de Seus prepostos. É o ensinamento
superior relativo às coisas do Espírito; e só os que estão em
plena harmonia com as questões espirituais podem perceber.
Bem-aventurados os limpos de coração,
porque eles verão a Deus.4
Desta
forma, se quisermos receber os ensinamentos superiores vindo
diretamente da Alma do Universo, estejamos atentos ao Amai-vos
uns aos outros, pois só conhecendo a Verdade
Universal do Amor seremos libertos de todas as ilusões materiais.
E a
outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
se a uns pela sua superioridade espiritual pode ser revelada a
sabedoria, a outros nem tanto elevados, mas ainda assim superiores,
pode o mesmo Espírito revelar
a palavra da ciência.
Por ciência aqui devemos
entender então o conhecimento que já pode o homem acessar pelas
vias do raciocínio ou da razão. Se a sabedoria vem pelas vias da
intuição daquele que já se harmonizou com as leis diretoras do
cosmos, esta, a ciência, também é selecionada àqueles de boa
elevação espiritual, porém que se acham na fase racional.
Muito
podemos descobrir tendo por guia a fé racional, todavia para isso há
de o Espírito ter amadurecimento para saber pesquisar usando as
faculdades conquistadas pelos caminhos da evolução.
O que
Paulo quer mesmo demonstrar com estes versículos que ora estamos
estudando é que a todos nós poderão os Espíritos tudo revelar,
mas eles o farão de acordo com as possibilidades de cada um. Por
isso mais uma vez lembramos a importância do estudo e do constante
aperfeiçoamento moral do médium e de todos nós que desejarmos ser,
ostensivamente ou não, intermediários entre os dois planos da vida.
...seja qual for a diversidade dos
Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que este
obtém, embora procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à
forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal.5
Na verdade, na verdade vos digo que
aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará
maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.6
1
O Livro dos Médiuns, item 225
2
Dicionário Eletrônico Houaiss
3
Coríntios, 2: 6 a 16
4
Mateus 5:8
5
O Livro dos Médiuns, item 225
6
João, 14: 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário