segunda-feira, dezembro 23, 2024

Alma Vivente e Espírito Vivificante - Considerações de Honório Abreu

#Pública



 
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis, 2: 7)
42 Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48 Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50 E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. 51 ¶ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (1 Coríntios, 15: 42 a 54)
 
Aqui tem uma referência que olhei recentemente, em Coríntios capítulo 15, versículo 40 em diante. Vou ler com calma para vocês entenderem: "E há corpos celestes e corpos terrestres". O corpo terrestre é alimentado pelo fôlego, pela respiração; pelo movimento da respiração. E o corpo celeste, que está fora da matéria, é ajustado pelo fôlego espiritual, pelo pensamento. Emmanuel diz que o corpo biológico é reflexo do psicossoma, do perispírito. E o perispírito, do corpo mental. O corpo mental é reflexo da elaboração mental do indivíduo, que se reflete no corpo mental, no perispírito e no corpo físico. Agora, o perispírito formar o físico sem o fôlego respiratório não tem vida, em tese. Então seria o seguinte: "E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção", que é o corpo da vida. Eles foram semeados em corrupção com a responsabilidade de saírem incorruptíveis. Ficou claro? Na aprendizagem aqui. "Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor". Mas o religioso acha que ele vai morrer e vai ser assim. É morrer, morrer, morrer, para sair assim. Ressuscitar, ressurgir. Então, esse homem que foi feito alma vivente, estava corruptível lá, ia passar por aqui para sair incorruptível. "Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual". No corpo animal está presente o corpo respiratório, e no corpo espiritual está a unidade espiritual no fôlego natural da vida mental, em renovação para ajudar a irrigar o corpo profundo da alma para que ela viva em paz.
"45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente". Quem fala que é Adão é Paulo. "E o homem foi feito alma vivente". É o que vive! Alma vivente é o que está reencarnado, certo? Com chances de caminhar. "O último Adão, em espírito vivificante". Então, há uma diferença entre vivente e vivificante. O vivente vive. O vivificante promove a vida. Um é pacífico e o outro é pacificador (Mateus, 5: 9). Não é isso? Quer que repita ou não precisa? "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente. O último Adão, em espírito vivificante". O último Adão está sublimado em quem? Em Jesus, no Cristo! "46 Mas não é o primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual". É de baixo para cima. A fonte é o Alto. Mas, o laboratório é embaixo (campo operacional[i]). Deu uma ideia?
Continuando. "47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu". É interessante, não é? Então, repetindo: o primeiro homem é da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Então, o homem é aquele que adquire esta posição de Senhor  (pela evolução). Ele domina sobre. Enquanto ele não domina "sobre", veja aqui: "e domine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre o gado, sobre toda a terra, etc." (Gênesis, 1: 26) Enquanto ele não domina, ele não é senhor. Ele é escravo. Não é?
"48 Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais". Quer dizer que vai se ajustando em grupos. "49 E assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50 E, agora, digo isto, irmãos: que a carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem a corrupção herda a incorrupção. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados". O dormir é ficar escravo da matéria (...laço que prende o Espírito. Livro dos Espíritos questão 22)! Aí já começa a entrar porque a gente reencarna com esquecimento! O esquecimento será cada vez mais profundo, como aconteceu com Adão. Então, vocês estão entendendo aqui na hora que fala. Diz assim: "Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão e este adormeceu". Nem todos dormiremos. Esse dormir é até que a gente desconfie (o Espírito puro não sofre influência da matéria. LE Questão 113). O que tem que ser feito. "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados". Vamos parar por aqui, senão vamos estudar Paulo e não a Gênesis. Deu para entender?
 
(P) – A partir daquela reflexão do sistema não fechado, qual será o conceito de ser vivente? Ou ser vivo? O conceito de ser vivo e de ser vivente.
(H) – Então, o ser vivo é aquele que, por conceituação da bondade superior, das entidades superiores, sabe-se que tem vida ali. Tem vida! Ou há uma "existência" ali. E quando abordamos o assunto, fizemos uma diferença entre ser alma vivente ou ser vivente, e ser vivificante. O vivente é o que vive. Ele é filho de Deus e nem sabe o que é Deus e tampouco o que é ser filho! Agora, o ser vivificante é aquele que sabe que é vivente porque se conscientiza disso. Está fazendo um trabalho de quê? De autopromoção pessoal dentro das linhas. Por quê? Porque a grandeza que existe no ser vivo, que ele está trazendo e que estou entendendo, e não sei se vou ajudá-lo, mas o que acontece? Ele, sabendo, desconfiando que é ser vivo e que precisa se transformar em ser, vamos dizer, vivificante, está entrando na posse das forças que o mantêm automaticamente vivo, para gerenciá-las também. Para gerenciá-las. (conscientemente)
Então, um coração vive com outro; este segundo é o ser vivo. É o elemento que está vivendo, mas não tem consciência dessa vida. E o outro, que às vezes veio para assessorá-lo, ajudá-lo, induzi-lo, auxiliar, é o vivificante. Se ele é o receptor, o educador, e o outro é o educando, a alegria do educador como ser vivificante é quando o ser vivo começa a entender que precisa lutar pela sua vida, não apenas pela lei de existência, instinto de sobrevivência ou reprodução. Porque ele vai além do "não matar"; ele vai, como Jesus disse, entender que as palavras são espírito e vida! (Em suma, quando somos ajudados somos ser vivo, quando ajudamos, Espírito vivificante)
Então, vida é proporcionar vida! Pergunto, não sei se devo falar agora, porque pode haver outros ângulos. Mas há uma diferença entre o vivo e o vivificante, entre o vivente e o vivo.
(P) – É o vivo mesmo. O vivo no sentido de que guardávamos o conceito de que o ser vivo era um ser orgânico, um conceito fechado. Mas, a partir da sua exposição, eu poderia ampliar meu entendimento para tudo o que existe, porque no mineral já há as primeiras forças nervosas indutoras!
"Eu vim trazer vida e vida em abundância". É além de vivificante?
(H) – Muito além! Porque temos que aprender aqui, e quando falo em aprender é porque estamos buscando isso também. Guardem! Estamos trabalhando em função da dualidade, da trindade, no influxo da evolução. Mas não se alcançam fatores superiores sem a lei da unidade por comparação. Então, o que foi dito aqui, no campo biológico, a célula está com vida! Mas uma molécula, ou um átomo mental, também está impregnado de valores.
Então, a vida no sentido de "vida em abundância" define esse aspecto. Já não é mais o ato instintivo de viver. Emmanuel transforma esse ato instintivo de viver em atos instintivos de existir, e dentro desse ato instintivo de existir, emerge o processo vivificante da individualidade com Jesus. E para ser vivificante na dinâmica que ele coparticipa, ele não pode excluir o semelhante. Porque se ele ficar isolado, ele diz que ama a Deus. E quando ele se abre, sabe que o amor de Deus é dinâmico, porque cada um está em um lugar onde recebe de cima e ajuda o de baixo. Então, ele tem um papel operador. Será que deu para entender?
 

[i] Os textos em itálicos são comentários nossos.

 
Extraído da Reunião Estudando Evolução através do Gênesis de 03 de março de 2007

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