quarta-feira, março 09, 2022

Carta aos Hebreus - Menor Que os Anjos

#interna





Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste (Hebreus, 2: 7)

Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos; continua a citação do Salmo 8, onde originalmente este verso fala do homem.

No hebraico original do Salmo temos a palavra me`at que quer dizer "pouco", "pequenez", "um pouco". Quando o texto foi traduzido para o grego na versão dos LXX, a palavra usada foi brachus que tem o sentido de "pouco", mas também de "por um pouco" significando um curto período de tempo, um momento.

No texto que estamos comentando o autor cita através da versão grega e a versão que usamos traduziu com o sentido de "por um pouco".

Talvez tenha sido intencional esta citação grega por parte do autor de Hebreus, para, como rotineiramente o faz, jogar com as palavras para melhor fazer compreender o que quer dizer. Vamos perceber melhor a sutileza da colocação quando no verso 9 ele usa a mesma palavra e a referência é claramente ao Cristo.

Assim, preparando nossa mente para o que verdadeiramente ele quer dizer, ele, que conhecia o sentido exato do Salmo, cita dizendo que o homem, e aqui podemos entender o Espírito, foi feito através de seu processo evolucional, menor que os anjos, pois como já comentamos, os anjos são os Espíritos já em um nível superior de evolução.

O homem, que é o Espírito encarnado, é inferior aos anjos, mas tem, como diz a Bíblia, o domínio sobre os outros seres da criação:


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.1


No contexto do Salmo esta é a glória e a honra com que o coroaste [o homem], dizendo do estado superior da humanidade em relação aos outros seres criados.

Como dissemos o autor de Hebreus prepara o terreno para o que vai dizer nos versos 9 e 10 que é onde vai ficar mais claro o sentido espiritual que ele deseja dar ao texto. Numa linguagem bem judaica podemos dizer que ele faz uma ótima midrash.

Deste modo, devemos entender que ainda somos Espíritos inferiores aos anjos, somos em verdade, bem atrasados quanto ao fator espiritual, mas já fomos coroados com a glória e a honra do estado de humanidade o que nos dá o dever de dominar não só os seres inferiores da criação, mas também os sentimentos inferiores que cultivamos em nossa milenaridade.

Meditemos sobre isto…

e todas as coisas colocaste debaixo dos seus pés. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que lhe ficasse insubmisso. Agora, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. (Hebreus, 2: 8)

e todas as coisas colocaste debaixo dos seus pés. É ainda a citação do mesmo Salmo, do domínio do homem sobre todas as coisas. Debaixo dos seus pés.

Nosso missivista, que neste ponto parece mais um tratadista, começa a deixar claro aqui o sentido espiritual que quer dar ao texto para o melhor entendimento de seus leitores.

Muitos têm analisado este versículo como se ele, como no Salmo original, dissesse a respeito só do homem. Entretanto, particularmente achamos que o Homem, isto é Jesus, já é aqui referido também como extensão do entendimento.

O homem comum, biológico, tem todas as coisas materiais e mesmo os seres inferiores sobre o seu domínio, debaixo dos seus pés.

O Homem-Cristo, o Homem Espiritual, tem todas as coisas, também as espirituais, até mesmo o mundo vindouro, como no quinto versículo, debaixo dos seus pés, simplesmente porque, Ele, o Homem Espiritual, já tem a si mesmo debaixo dos seus pés, já conseguiu dominar e vencer suas próprias imperfeições equilibrando emoções e sentimentos.

Este foi o objetivo claro de Jesus, que foi dito segundo os evangelistas, de vários modos, transformar o homem biológico em Homem Espiritual.

Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que está perdido.2

eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.3


Se Deus lhe submeteu; é importante trabalharmos o significado da palavra hupotasso (submeter):


"Obedecer, estar sujeito, um termo militar grego que significa "organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder". Em uso não militar, era "uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar um carga"4.


Deus não submete ninguém a nada, pois Deus é amor, e amor não constrange.

Assim, devemos entender esta expressão como uma atuação da Lei de Deus gerenciando a criação divina, colocando uns sujeitos a outros de acordo com o uso individual do livre arbítrio, sabendo que, sob o aspecto espiritual a liderança é exercida por aqueles em melhores condições morais, ou seja, aqueles melhores ajustados à própria Lei de Deus.

Deste modo, o homem, como ser mais evoluído do planeta, apesar de suas imperfeições, tem sujeito a si seres inferiores na escala evolutiva. Jesus, o Homem, espiritualmente, devido a sua imensa evolução espiritual, dominava todas as situações em que se envolvia, sujeitava dores, enfermidades, Espíritos, e por isso realizava maravilhas ainda não compreendidas pelo homem comum. Espiritualmente, Ele, o Cristo, lidera, em nome do Pai, muito mais, pois foi delegado a Ele nosso próprio orbe para que Ele gerenciasse sua evolução até que os Espíritos a Ele entregues se redimissem e voltassem para a Unidade Divina.

Assim, a Lei que é perfeita, e devido a grande evolução do Espírito Jesus, nada deixou que lhe ficasse insubmisso. Ele é maior então, que todos os principados e potestades, que os anjos, estando tudo a Ele sujeito, até mesmo a natureza que sofre influência dos Espíritos comandados por Sua Força Moral.

Entretanto, diz ainda, o texto em análise: agora, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso.

Com referência ao homem é fácil explicar o porquê de ainda não ter tudo sobre sua sujeição, é que suas próprias imperfeições morais ainda não lhe dão esta total prerrogativa. Ele, devido a sua ação ainda imperfeita, causa desajustes no meio em que vive de tal forma que a própria Lei age corrigindo estes desajustes, originando daí as dores, as tragédias naturais, e tudo que for preciso para levar a humanidade à perfeição.

Mas, e em relação a Cristo, o Espírito Puro já plenamente Integrado ao Pai, porque tal sujeição ainda não se dá?

Em primeiro lugar porque Ele como a maior expressão do amor de Deus que conseguimos alcançar, também não constrange ninguém a estar sob o seu jugo suave; os Espíritos têm a liberdade de a Ele e ao Bem se insurgirem, cabendo a cada um a consequência do que fizer.

É como se tivéssemos ao nosso pé amarrado um elástico imenso, com uma elasticidade muito grande, porém, limitada, preso do outro lado a Deus. Temos a liberdade de Dele se afastar o quanto quisermos, e ficarmos por lá no bate e rebate da vida, escravizados aos impactos. Haverá um momento, no entanto, que, chegamos ao fim da elasticidade e o Centro Universal que é Deus passa a nos atrair de volta a Ele, a fim de alcançarmos a glória para a qual fomos criados.

Quando tal se der com todos os Espíritos vinculados à governança de Jesus, poderemos dizer que tudo e todas as coisas lhe estarão submissas numa imensa harmonia celestial.

Poderá ser dito que isto se demorará muitos milênios a acontecer, até que todos estejam espontaneamente sob a direção do Messias Jesus, e assim, a Jerusalém Celestial do Apocalipse ficará adiada por muito tempo, o que não parece ser uma realidade.


Sim, esta adesão de todos os Espíritos à Mensagem da Cruz ainda levará algum tempo muito longo, cremos; entretanto, a Sabedoria Universal, tem seus meios, através de um processo de imigração e emigração de Espíritos aos mundos vários existentes em nosso Universo para sanear nosso orbe e assim implantar esta Jerusalém em nossa Terra num tempo mais ou menos próximo, mesmo que falte a presença de alguns Espíritos ainda em evolução em outros ambientes planetários. Quando de sua definitiva redenção voltarão estes Espíritos um à sua casa de origem, integrando-se assim à harmonia planetária.

Mas este é outro assunto e não é o tema primordial de nosso atual estudo, deixaremos para outra oportunidade uma abordagem mais completa sobre o assunto.


1 Gênesis, 1: 26

2 Lucas, 19: 10

3 João, 10: 10

4 Dicionário Bíblico Strong . Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.





Siga-nos também no:

 @claudiofajardoautor




Nenhum comentário: